• Músicas que abraçam: festival convoca artistas do Estado do Rio até domingo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/12/2021 12:07
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Com o avanço da vacinação e reabertura das atividades culturais, chega ao Estado do Rio de Janeiro o Festival Acordes do Amanhã -#MúsicasQueAbraçam. Desde 2017 levando música ao encontro das pessoas, o Festival chega em sua 2ª edição no Estado do Rio de Janeiro. Teatros, praças, mercados, parques, hospitais e terminais de transportes públicos serão palco de 150 apresentações e intervenções de artistas locais escolhidos por convocatória.

    O Festival Acordes do Amanhã, apresentado pela Enel Distribuição Rio, pela Plataforma Sinfonia do Amanhã e pelo Governo do Estado com apoio institucional da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, envolve artistas de todo o Rio de Janeiro. A ideia é promover a circulação musical e intercâmbios entre iniciativas de educação musical e artistas profissionais, estimulando a difusão desses trabalhos através de uma programação musical de qualidade para o público em geral.

    Artistas fluminenses poderão se inscrever por meio do site do Festival (www.festivalacordesdoamanha.com.br). Serão selecionados 100 trabalhos entre intervenções, shows musicais e gravação de videoclipes. Serão 5 trabalhos relacionados para Gravação de Videoclipe, 45 trabalhos para Show Musical e 50 trabalhos para Intervenção. Cada trabalho tem um valor de cachê, variando de R $1 mil a R $2 mil reais.

    No total, o Festival Acordes do Amanhã vai investir o valor de R$150 mil. Deste modo, a contribuição social do Festival ‘Acordes do Amanhã’ acontece pelo incentivo, difusão da música e fomento ao setor, um dos que mais sofrem financeiramente com a pandemia.

    A convocatória permanece aberta até o dia 05 de dezembro (às 23h e 59min). Não serão aceitas inscrições por outros meios. O resultado da convocatória será divulgado no dia 06 de dezembro, no site do evento. Os selecionados se deslocarão para os espaços apenas no dia do Festival em cada cidade. Os artistas irão se apresentar nos dias 9, 10, 11, 16 e 17 de dezembro nas cidades de Areal, Paraíba do Sul, Petrópolis, São Gonçalo e Rio de Janeiro, respectivamente.

    Nesta edição, ainda num contexto de manutenção dos cuidados, mas com a retomada gradual das atividades presenciais, o Festival ocupa os diferentes espaços do Rio de Janeiro ecoando um afetuoso abraço sonoro. Mantendo firme seu propósito de promoção da música em sua essência e uma experiência de proximidade, o Festival é um manifesto a favor do encontro, pois a música une as pessoas, provoca sentimentos e instiga reflexões.

    “O nosso desejo, nesta edição, é que a música possa curar todas as cicatrizes e levar esperança a todas as pessoas em seus lares a cada acorde tocado”, comenta Paulo Feitosa, idealizador do Festival.

    Abraços sonoros

    Em 2021, o Festival celebra o abraço. “Esse gesto tão bonito e que tão logo desejamos dividir com as pessoas. No entanto, a pandemia não nos impediu de compartilhar o amor que sentimos por pessoas queridas por meio da música e das redes sociais”, contou Feitosa. Agora, no Rio de Janeiro, o festival volta ao seu formato presencial, retomando a

    missão de levar, durante cinco dias, música a mercados, praças, teatros e parques. “Vamos poder vivenciar no Rio de Janeiro esse abraço de forma presencial, seguindo todos os protocolos de segurança”, completa.

    Ciente da importância de pensar a reinvenção na situação pandêmica atual, o Festival reflete sobre as novas formas de compartilhar e promover manifestações culturais também no meio digital. Nas redes sociais, o convite é para que o público use a hashtag #MúsicasQueAbraçam.

    De volta ao Rio

    Em 2018, a 1ª edição no Rio de Janeiro teve como tema ‘Somos Música’. As apresentações ocorreram em cinco cidades: Niterói, Rio de Janeiro, Petrópolis, Teresópolis e São Gonçalo. Ao todo, foram 138 apresentações artísticas, mais de 600 artistas envolvidos na programação e um público de 65.500 pessoas. Em setembro de 2021, a 5ª edição do festival itinerante no Ceará apresentou, por meio de lives, 100 atrações musicais cearenses. Foram 172 artistas que passaram pelo palco virtual do ‘Acordes do Amanhã’, divididos em apresentações solo, duo, trio, grupos, coletivos e bandas. O formato online foi um alento para músicos e público. As live-shows transmitidas no canal do YouTube da Quitanda Soluções Criativas levou às casas e telas de 2.962 pessoas esse abraço sonoro. “Essa edição provou como a música não tem barreiras físicas”, finaliza Feitosa.

    O Festival Acordes do Amanhã é apresentado pela Enel Distribuição Rio, pela Plataforma Sinfonia do Amanhã e pelo Governo do Estado com apoio institucional da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O Festival tem realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR. A produção é da

    Cinco Elementos Produções e a produção executiva é da Marco Zero Produções.

    Sobre a Quitanda Soluções Criativas

    Com escritórios no Rio de Janeiro e no Ceará, a Quitanda Soluções Criativas atua como um negócio de alto impacto para o desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. Há 15 anos, a agência e produtora cultural vem impactando o setor de forma ampla, partindo da criação,

    da execução, da formação, até a produção cultural e caminhando em direção à difusão artística.

    Sobre a Enel Distribuição Rio

    A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

    Últimas