Música, exposição artística, teatro e oficina fazem parte de evento e enaltece o artista negro da cidade

  • Continua após o anúncio
    Continua após o anúncio

  • 22/03/2021 14:31
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A programação da I Mostra Rane de Cultura Negra tem atração para o dia inteiro durante os sete dias de realização. Até o próximo sábado (27) o público pode conferir uma série de interações artísticas em transmissões on-line e gratuitas pelo canal do youtube do evento. Em todos os dias as atrações começam às 14h e vão até as 20h. Nesta segunda, haverá além de exposição fotográfica durante a tarde, performance de teatro e apresentação musical à noite. A realização do evento é possível por meio de recursos obtidos pelos governos Federal e do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

    De autoria de Yuri Mendes, a Mostra Rane apresenta a exposição “Um Olhar Preto”, com a qual o fotógrafo exibe a sua forma de ver o mundo. Mais que compartilhar cliques de lugares, paisagens, momentos, Yuri busca expor seus sentimentos com relação a cada instante. O ator Fernando Vianna, da Cia Teatro Livro Aberto, estará às 18h, com a exibição da performance “Afetos: Heitor dos Prazeres”. O trabalho fala sobre o cantor, pintor e compositor brasileiro Heitor dos Prazeres. O artista foi um dos pioneiros na composição dos sambas e participou da fundação das primeiras escolas de samba do Brasil

    A música encerra as atividades desta segunda-feira(21), com a apresentação dos DJs Igor Penha e Ernest Junior em uma apresentação de Black Music, que destaca a música negra americana dos anos 80 e 90. O show incorpora vários gêneros musicais: o R&B, o Soul, o Funk-Soul e Hip Hop. A Black Music é conhecida no Brasil como música afro-brasileira. Chegou no país no fim da década de 60 e foi um importante instrumento de afirmação do movimento negro.

    Amanhã, terça (23), a programação começa às 14h, com a contação de história de Cleo Fernandes, com a leitura de Lia de Itamaracá. Na sequência, haverá exposição de artes e oficina de dança, com Sulamita Costa. A performance teatral “Exercício Poético Sobre o Amor”, com Yuri Mendes e Maicon Vianna.

    Até o dia 27, a Mostra continuará com uma programação bastante diversificada com peça de teatro, show de música, danças, oficinas, contação de histórias, leitura dramatizada e exposição de fotos e artes plásticas. A programação vai oferecer atrativos em diferentes horários durante todos os dias de evento. A partir dessa primeira edição, a proposta é incluir a mostra no calendário oficial da cidade. “O objetivo é destacar a arte do artista negro da cidade. Preparamos uma programação bem variada, com opções para todos os gostos e assim mostrar o potencial artístico que temos”, destaca a organizadora do evento, a atriz Simone Gonçalves.

    Programação
    22/03
    14h – Exposição fotografias de Yuri Mendes
    18h – Performance teatral: Artes e Afetos:Heitor dos Prazeres com Fernando Vianna
    20h – Apresentação musical, Black Music, com DJ Igor Penha e Ernest JR

    23/03
    14h – Contação historia com Lia de Itamaracá com Cleo Fernandes
    18h – Exposição de Artes com Cipriano
    19h – Oficina Dancehall, com Sulamita Costa
    20h – Performance Teatral: “Exercício poético sobre o amor” Yuri Medes e Maicon Vianna

    24/03
    14h – Contação de História, “Vovó não Quer Casca de Côco no Terreiro, com Soninha Maracanã
    18h – Performance teatral Páginas Viradas com Jarbas Paullous
    20h – Apresentação musical com Lú de Oliveira

    25/03
    14h – Contação de história, A pedrinha OBAX com Matheus Almeida
    16h – Oficina dança do ventre para a terceira idade , com Sandra Urselino
    18h – Performance teatral, “Intolerância”, com Soninha Maracanã
    20h – Apresentação “Música de Preto”, com Nicole e João Pedro

    26/03
    14h – Oficina Abayomi e Turbante, com Soninha Maracanã
    18h – Performance teatral: Memória Epidérmica com Yuri Mendes
    20h – Performance Dança Corpos –

    27/03
    14h – Contação de história com Leandra Lima
    18h – Leitura dramatizada “Deus não assiste TV”, com Maicon Vianna
    19h – Oficina de consciência corporal, com Kyldare Rodrigues
    20h – Show “Laços”, de Focos Produções

    Últimas