• Música e literatura infantil com “Dona Coruja Quer Dormir”, na Casa Cria Local

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/12/2021 09:23
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A livraria Mon Abri, da Casa Cria Local, recebe a escritora Valéria Cardoso, que apresentará a história e a música de seu livro, Dona Coruja Quer Dormir, neste domingo (19), às 11h. A autora fará a contação da história com atividades lúdicas para as crianças. O livro, recentemente lançado em Petrópolis, estará disponível para compra.

    A história de Dona Coruja Quer Dormir se passa em uma floresta que, antes alegre e barulhenta, ficou silenciosa sem os ensinamentos de Dona Coruja. O livro, que marca a estreia da autora na literatura infanto-juvenil, foi publicado pela editora petropolitana Literar em setembro deste ano. O diferencial é que, além de uma narrativa cativante, o livro também traz um conteúdo digital com música, narração em áudio e a paisagem sonora da floresta.

    Na contação da história, Valéria Cardoso convida as crianças a entrarem no universo da Floresta das Belas Manhãs, onde se passa a história, e a tomarem parte na interpretação dos personagens. A Casa Cria Local fica na Rua Henrique Dias, nº 15, no Retiro.

    Valéria Cardoso é educadora infantil e autora de diversos espetáculos artístico-educacionais, onde atua, compõe, canta e encanta o público ao contar histórias de forma lúdica e divertida. Seu repertório educativo sempre apresenta temas ligados ao meio ambiente, folclore e contos de fada. Em seu livro de estreia, não poderia ser diferente! Com uma narrativa envolvente e cheia de valores, a floresta ganha ainda mais vida com as ilustrações de Rodrigo Santana.

    “A história de Dona Coruja Quer Dormir faz uma alusão ao momento atual em que vivemos e que exige um olhar muito atento da sociedade em relação aos novos hábitos das crianças, que estão se acostumando com o isolamento e se fechando em seu ‘próprio mundinho’ digital”, explica a autora. O livro revela que, apesar do conhecimento estar ao alcance de todos, o papel do professor e a interação social ainda são fundamentais. 

    Musical e acessível

    A música, presente em todas as criações artísticas de Valéria Cardoso, não ficou de fora deste novo trabalho. Criada especialmente para a história, a canção autoral garante a diversão da garotada! O livro possui recurso de acessibilidade por QRCode ao áudio com música, narração e audiodescrição da história a pessoas com deficiência visual.

    O projeto recebeu incentivos do Fundo Municipal de Cultura de Petrópolis após ser aprovado no edital de fomento à cultura do Instituto Municipal de Cultura (IMC) em 2020.

    Com 32 páginas, Dona Coruja Quer Dormir tem coordenação de Luciana Cunha, da editora petropolitana Literar e direção musical de André Amon.

    Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho de Valéria Cardoso é só acessar suas redes sociais, www.youtube/valeriacardosooficial, www.facebook/valeriacardosoartista e no instagram @valeriacardosoartista.

    Últimas