• Museus em Petrópolis e na França se unem em congresso que celebra 175 anos da Princesa Isabel

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/11/2021 03:50

    O prefeito da cidade de Eu, Michel Barbier, o diretor do Musée Louis-Philippe, Alban Duparc e o presidente da Association des Amis du Musée Louis-Philippe, Arnaud de Gromard, participam da abertura do congresso “De Isabel Christina a Condessa d’Eu trajetórias (1846-1921)”. O evento vai ser realizado entre os dias 16 e 19 de novembro, em ambiente virtual, com transmissão pelo canal do Museu Imperial, no YouTube. A programação, que une os dois importantes museus,  e ainda o  Instituto Histórico de Petrópolis e o Instituto Cultural D. Isabel I marca os 175 anos de nascimento e o centenário de morte da princesa Isabel. Pelo nosso Museu Imperial abre o evento o diretor, Maurício Ferreira, com boa parte da equipe participando das temáticas que abrangem História, Ciências Sociais, Letras, Educação, Direito, Museologia, Artes e Turismo.

    Agora, sim!

    Falando em museus, o principal indutor do turismo em Petrópolis o Museu Imperial retirou a restrição de público e o agendamento prévio já neste feriadão, assim como ampliou os horários de visitação. O próximo passo, em janeiro, será a reabertura aos domingos.

    Atraso nos salários

    Pessoal do Hospital Clínico de Corrêas pediu para a gente dar uma força: estão sem salários – até mesmo médicos e enfermeiros – desde setembro. A próxima promessa é que este, de setembro, seja pago amanhã, mas eles temem que não seja cumprida.

    Aniversariante de ontem, o bispo Dom Gregório Paixão passou o dia em retiro, como faz todos os anos. Mas a data não deixou de ser efusivamente celebrada nas redes sociais de igrejas e paróquias da Diocese. Daqui os Partisans mandam parabéns e, finos que somos, nem vamos falar qual a idade nova!

    Licitações

    Alguém tá dando uma olhada nas licitações da Comdep? Porque eles estão licitando atualmente seis mil vassouras e 1,2 toneladas de pregos. Tem ainda outra, de 12 mil quentinhas que foi suspensa.

    Comportas

    E os comerciantes aqui do Centro da cidade anteciparam uma prática que só acontecia em dezembro: já estão colocando, desde o mês passado, no fechamento das lojas, as comportas, uma tentativa de minimizar os prejuízos com o transbordamento do rio na Rua do Imperador. Graças a Deus ainda não aconteceu, mesmo com a quantidade de chuva que São Pedro anda mandando para a gente.

    Para faturar

    Se a CPTrans colocasse em pontos estratégicos os agentes dando uma canetada nas infrações conseguia faturar o mês sem muito esforço. E vamos às dicas dos motoristas abusados: faixa de pedestres em frente ao Hipershopping, pontos de táxi em frente ao Shopping Pedro II e também aqui na Alencar Lima. Não precisa de mais nada.

    Eleição

    E vai ter eleição para o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis, hoje presidido por Marcelo Fiorini.  O prazo para inscrição de chapas segue até o dia 10 de novembro e a eleição será realizada dia 27 de dezembro. 

    Luzes de Natal

    Talvez fosse prudente que a gestão interina Hingo Hammes contrate a Fundação Cacique Cobra Coral cuja entidade afirma ter controle sobre o tempo para dar uma parada nesta chuva. Deste jeito, vai ser dureza colocar as lâmpadas da iluminação de Natal a tempo de inaugurar dia 25.

    Contagem         

    Petrópolis está há 308 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Festival de Cinema

    A sexta edição do Festival de Cinema de Petrópolis começa hoje e segue até domingo com a programação aberta para os cinéfilos da cidade e de todo o país. O evento contará com a exibição de filmes inéditos no Cine Bauhaus, que reabre após passar por uma reforma em suas instalações, além de espaços interativos, painéis, palestras e conferências com atores e profissionais do mercado voltadas para o universo do cinema, da cultura, do entretenimento, dos games e da sustentabilidade.  A programação completa está no site Festival de Petrópolis.

    “O Jardim Secreto de Mariana”, dirigido pelo cineasta Alex Levy-Heller e protagonizado pelos atores Andreia Horta (foto) e Gustavo Vaz abre hoje o Festival de Cinema de Petrópolis, às 19h, no Cine Bauhaus (com senhas distribuídas uma hora antes da sessão). Após a sessão, Sérgio Rezende, roteirista, e Gustavo Faz estarão uma live, mediada por Luciana Pacheco, uma das idealizadoras do evento.

    Águia

    Vamos cobrar de novo porque nunca é demais após seis meses que a prefeitura anunciou uma providência: continua do mesmo jeito a águia  no  jardim  em frente  ao Palácio Amarelo. Qualquer dia desses cai o restante da escultura.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas