• Museus administrados pela Prefeitura têm previsão de reabertura ao público para o dia 14 de maio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/05/2021 14:36
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Fechados desde o dia 23 de março, diante do decreto municipal que visava conter o avanço da Covid-19 em Petrópolis, os museus Casa do Colono e Casa de Santos Dumont serão reabertos pela Prefeitura no dia 14 de maio. Os locais deverão respeitar as normas sanitárias, como restrição da circulação de pessoas, uso obrigatório de máscaras e o distanciamento necessário de 1,5 metro entre os visitantes.

    De acordo com a Prefeitura, os setores administrativo e de limpeza dos museus permanecem funcionando, com o objetivo de continuar com a manutenção dos locais.

    “A Encantada”, imóvel que era usado por Alberto Santos Dumont como casa de veraneio na Cidade Imperial, hoje abriga o Museu Casa de Santos Dumont – o segundo mais visitado do município. Amigo de personalidades ligadas à cidade, como Franklin Sampaio e Princesa Isabel, ele usava a Serra para passar seu tempo livre. Foi no local que escreveu um de seus dois livros, a obra intitulada “O que eu vi e o que nós veremos”. O Museu fica na Rua do Encanto, 22, no Centro. O atrativo funciona de terça
    até domingo, de 9h às 17h30 (bilheteria até as 17h). Visita guiada.

    O Museu Casa do Colono fica na Rua Cristóvão Colombo, 1.034, na Castelânea. O local construído em 1847, conta com um acervo de utensílios de uso doméstico e de trabalho, fotografias, quadros e objetos de uso pessoal de imigrantes de origem alemã. Parte do acervo é oriundo da coleção do antigo Museu Histórico de Petrópolis, extinto em 1940, e cedido em comodato pelo Museu Imperial.

    Em razão da pandemia, o horário está reduzido e seguindo todos os protocolos de segurança. Uso de máscara é obrigatório. O atrativo fica aberto de terça a domingo, das 8h30 às 14h. A entrada é franca. O telefone de contato é o (24) 2247-3715 e o
    e-mail: casadocolonomuseus@gmail.com.

    Últimas