Museu oferece curso para guias de turismo
Ontem teve início o Curso de Atualização para Guias de Turismo oferecido pelo Museu Imperial. Ocurso, que faz parte da 14ª Semana Nacional dos Museus,é gratuito, tem duração de três dias e acontece nasala multimídia do museu.A maior parte do público é do Rio de Janeiro.
O objetivo do curso,que já está em sua 8ª edição,além de oferecer informação de qualidade sobre Petrópolis,é “mostrar aos guias que a cidade tem muito mais a oferecer que o circuito tradicional dos principais pontos turísticos”, afirmou a chefe do setor de promoção do museu e coordenadora do curso, Isabela Verleun.
Como a disponibilidade de vagas era limitada (60 vagas), 55 dos 115 inscritos não puderam participar. A guia carioca Patrícia da Silva Leopoldino, de 28 anos, desta vez conseguiu uma vaga,pois no ano passado havia ficado na lista de espera.
“Com o curso, eu percebo que as informações que eu oferecia eram superficiais.Essa preparação nos ajuda ater informações mais aprofundadas”,afirma.
Para o guia Kelvin Bezerra,de 24 anos, que trabalha na área de turismo ecológico e busca estudar a área de turismo histórico e artístico, o curso veio em boa hora: “O curso proporciona a qualificação e o certificado que aprimoram o nosso currículo”,afirmou.
Ontem, a programação contou com uma palestra sobre o Museu Imperial e os símbolos do Império;uma apresentação da programação educacional do museu, dos trabalhos de conservação e da formação do arquivo histórico.Hoje o curso está promovendo um tour com os participantes com visitas guiadas a outros pontos turísticos da cidade. Amanhã os guias participarão de uma imersão no museu “que não se vê”, ou seja, nas alas do Museu Imperial que não são abertas ao público.