• Museu itinerante leva exposições e ciência para estudantes no LNCC

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/10/2016 12:35

    O museu itinerante do projeto Ciência Móvel está de portas abertas na sede do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Quitandinha, com exposições, jogos e apresentações de temas relacionados à ciência. O evento faz parte da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia que acontece desde a última segunda-feira.

    As palestras terminaram ontem, mas até o próximo sábado uma série de atrações podem ser conferidas pelo público, entre elas está o caminhão, onde serão apresentados filmes e vídeos científicos com temas como o início da vida, reciclagem, desperdício de alimentos, igualdade social e também como prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.

    O projeto circula por todo o Sudeste do país, com exposições e informações interativas para estimular o conhecimento e a curiosidade sobre os temas científicos. “Somos uma parte do Museu da Vida, que leva a ciência e as suas explicações por meio de vários artefatos e exposições, com equipamentos de físicas, biologia e astronomia, tudo mostrando a relação de um com o outro”, explicou Laís, que coordena o projeto ao lado de Ana Carolina Gonzalez.

    O evento leva ao pátio do LNCC mostras de transformação de energia, força, movimento, exposições biológicas como o corpo humano e seus sistemas, além de exposições astronômicas. Estão montados no local maquetes, painéis elétricos, parabólicas, modelos das partes do corpo humano, jogos eletrônicos e até uma bicicleta que transforma a energia cinética em elétrica, mostrando, inclusive, a voltagem de cada pedalada.

    “Cada um desses equipamentos têm um mediador para mostrar como a ciência está presente naquela apresentação, assim as pessoas podem interagir e aprender sobre ciência”, explicou Laís.

    Além disso, um planetário foi montado na Faculdade de Ensino Tecnológico do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj), onde há exposições astronômicas dentro de um grande iglu inflável.



    O projeto

    O Ciência Móvel – Vida e Saúde para todos –  é um museu itinerante que viaja em um caminhão levando exposições, jogos interativos, multimídias, equipamentos, oficinas e outras atividades para municípios do Sudeste do país.

    Além de promover a divulgação científica e da saúde, o museu busca aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes, oferecendo um espaço de descoberta, reflexão e encantamento pela ciência e pela tecnologia, por meio de atividades interativas. Seus temas centrais são a vida e sua diversidade, a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre a vida e o ambiente.

    O projeto acontece numa espécie de parceria entre o Museu da Vida, a Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj).

    O Ciência Móvel é transportado por um caminhão – unidade móvel constituída de um cavalo mecânico e um semirreboque com 13,5 metros de comprimento – que, após a montagem da exposição, é transformado em uma moderna sala para vídeos, minicursos, oficinas e palestras. 

    O projeto deixa o local no próximo sábado (22). Todas as exposições e apresentações são totalmente gratuitas e abertas ao público. 

    Últimas