• Museu Índia Vanuíre lança exposição virtual na 19ª Semana Nacional de Museus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/05/2021 07:59
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, participa da 19ª Semana Nacional de Museus. O evento será de 17 a 23 de maio e tem como tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

    A programação da 19ª Semana Nacional de Museus conta com uma agenda atrativa e exibirá depoimentos de homens e mulheres indígenas, profissionais da área e visitantes, que irão abordar a relação dos museus e a convivência com a sociedade. Acompanhe as redes sociais da instituição e fique por dentro das novidades.

    Para dar início à celebração, na próxima segunda-feira (17), às 9h, estreia a exposição virtual “Ató Jagí Burum Krenak – Saberes do Povo Krenak”. Será apresentado ao público um acervo de peças confeccionadas pelos indígenas, como adornos corporais, vestimentas tradicionais, armamentos e trançados, exibidos por meio de galeria de fotos e vídeos que podem ser acessados diretamente no site oficial do Museu, na página da mostra.

    Além disso, ainda na segunda-feira (17), às 12h, a instituição promove, nas redes sociais, o depoimento de Paulo José, historiador e visitante assíduo do museu. Ele abordará seu olhar sobre o futuro do Museu Índia Vanuíre e suas relações com a sociedade. Não perca!

    Na terça-feira (18), Tiago, da terra Indigena Araribá, abordará a parceria entre o museu e a comunidade indígena e quais as perspectivas para o futuro, às 12h.

    Já no dia 19, quarta-feira, Krenak Lidiane Damaceno, cacique da Terra Indígena Vanuíre, abordará a parceria entre o museu e as comunidades indígenas e a perspectiva para o futuro. As ações voltadas ao diálogo e às participações dos indígenas nas práticas museológicas serão às 10h.

    A quinta-feira (20), ficará por conta do setor de Programação Cultural da instituição. Às 10h serão mostrados depoimentos sobre o processo de construção de uma programação cultural, e também como a ação pode fortalecer e consolidar a relação entre o museu e a comunidade, além de abordar os impactos no futuro de novas gerações.

    Na sexta-feira (21), às 10h, a equipe de acervo do museu apresenta ações de conservação e documentação realizadas pela instituição. A importância dessas atividades para a preservação do patrimônio material e imaterial estarão na pauta.

    O Centro de Referência exibe, no sábado (22), às 15h, como as atividades do setor impactam positivamente na relação entre museu e comunidade. E, para finalizar a programação, no domingo (23), o Núcleo de Educação do Museu mostra o seu olhar referente ao futuro das ações, buscando refletir e reimaginar o desenvolvimento e a conexão com os diversos públicos.

    Vale lembrar que o museu está aberto para visitação presencial de terça-feira a domingo, das 11h às 16h. A medida acontece pela permanência do Estado de São Paulo à fase de transição do Plano SP, que possibilita o retorno seguro e gradativo das atividades presenciais, com 30% da capacidade de ocupação, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes.

    Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas redes sociais (@museuindiavanuire) e site.

    Últimas