
Neste sábado (17), às 11h, na Sala da Batalha, localizada no Pavilhão das Viaturas, o Museu Imperial realiza a solenidade de assinatura do Termo de Doação do acervo do conde de Nioac – Manuel Antônio da Rocha Faria. O barão, visconde e conde de Nioac foi um importante personagem do período imperial brasileiro que se notabilizou como militar, político, empresário e camarista do imperador D. Pedro II.
O evento integra a programação da 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
A doação será feita por Tomas Nioac de Salles, filho de Cecília Flora Nioac de Salles, que anteriormente doou ao Museu Imperial parte do acervo também relacionado ao conde. Entre as novas peças doadas, destacam-se:
· Retrato do conde de Nioac, por Paul Nadar – Fotopintura emoldurada com vidro, circa 1890;
· Bule de prata – século XIX;
· Açucareiro de prata – século XIX;
· Itens de porcelana – serviço do conde de Nioac, século XIX;
· Conjunto documental – 305 itens, entre cartas, documentos, fotografias, postais e outros registros históricos, entre eles o Inventário da Sucessão de Manuel Antonio da Rocha Faria, conde de Nioac.
A nova incorporação de bens amplia a presença da memória do conde de Nioac no acervo do Museu Imperial, contribuindo para a preservação histórica do período imperial brasileiro.
Na ocasião, Tomas Nioac de Salles estará acompanhado de seus irmãos Efigênio, Cecília, Flora, Francisco e Alice Nioac de Salles, além de sua esposa Sílvia e de seu filho Hugo. Também marcará presença Roberta Nioac Prado, neta de Caio Prado Júnior.
A cerimônia será aberta ao público.
Leia também sobre Petrópolis e região: