• Museu Imperial promove nova edição do “Fale-me de Petrópolis” nesta quinta

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/jun 16:17
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Nesta quinta-feira (27), às 14h30, o Museu Imperial vai promover mais uma edição do projeto “Fale-me de Petrópolis”. O evento receberá o professor, pesquisador e presidente da Academia Petropolitana de Letras (APL), Leandro Garcia, que apresentará o tema “Os (des)encantos de Rian – arte e denúncia em Nair de Teffé”.

    O evento é aberto ao público, acontecerá na Biblioteca do Museu Imperial, e não é necessário agendamento ou inscrição.

    Nos últimos anos, algumas pesquisas e publicações têm lançado luzes na biografia e na obra da caricaturista Nair de Teffé. Artista destemida, inconformada e à frente do seu tempo em termos comportamentais, Nair de Teffé, que assinava artisticamente como “Rian”, produziu sua arte nas linguagens do desenho e da caricatura, despertando ódio e paixão. Mas também foi uma mulher socialmente comprometida, que usou o Teatro para auxiliar causas e campanhas sociais das quais participou ativamente.

    O evento pretende explorar essas e outras dimensões da biografia de Nair de Teffé, explorando seus acertos e contradições, além de também propor um “lugar” para essa artista no legado modernista brasileiro.

    Sobre o “Fale-me de Petrópolis”

    O nome “Fale-me de Petrópolis” surgiu em homenagem a uma frase do imperador Dom Pedro II que, durante o período de exílio, enviava cartas aos amigos e pedia notícias sobre a cidade que tanto amava. Em sua 49ª edição, o evento acontece mensalmente e é norteado por temas relacionados à história de Petrópolis.

    O encontro recebe pessoas que, ao longo de um bate-papo, resgatam memórias da cidade. O projeto integra a missão do Museu Imperial de pesquisar e comunicar a memória e a história de Petrópolis.

    Últimas