• Museu Imperial lembra 700 anos da morte de Dante Alighieri com live sobre produção intelecual de D. Pedro II

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/11/2021 17:30
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Em memória aos 700 anos da morte de Dante Alighieri, autor de “A divina comédia”, no dia 1º de dezembro, às 16h, o Museu Imperial realizará, em seu canal, no Youtube (https://www.youtube.com/museuimperialvideos), o evento “D. Pedro II e Dante Alighieri – intercessões”.  

    O simpósio visa refletir sobre a produção intelectual de d. Pedro II e sua relação com a língua italiana, particularmente, acerca de seus estudos tradutórios. A exemplo dessa estreita relação, o Museu Imperial possui manuscritos da tradução de trechos de “A divina comédia” realizada pelo imperador em seu acervo.

    A transmissão contará com duas palestras: “D. Pedro II e a apropriação da tradição clássica”, ministrada por Leandro Garcia, integrante da Área de Pesquisa do Museu Imperial. E “Nação e identidade nas traduções dantescas de dom Pedro II”, ministrada por Romeu Daros, pesquisador do Núcleo de Estudos de Processo Criativo da UFSC e autor do livro “Nação e Identidade na criação do Dante sul americano: Análise genética comparada dos processos tradutórios de Dom Pedro II e Bartolomé Mitre”.

    Últimas