• Museu Imperial apresenta a partir deste domingo (22) exposição sobre o olhar germânico no Brasil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/05/2022 17:08
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    O Museu Imperial apresentará a partir deste domingo (22), a exposição “O Olhar germânico na gênese do Brasil”. A exibição é o resultado de um esforço coletivo iniciado com gesto do casal Maria Cecília e Paulo Geyer, que em 1999, doaram ao Museu Imperial, sua coleção de arte e a casa que a abriga, localizada no bairro carioca do Cosme Velho. Em 2014, a Coleção Geyer foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), se tornando um Patrimônio Cultural do Brasil.

    A partir desta coleção, composta por 4.255 itens, os curadores Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial, e Rafael Cardoso, o historiador de arte, selecionaram 200 obras para reconstituir parte da contribuição germânica [alemães, austríacos e suíços] no processo de formação cultural do Brasil do século XIX. Os itens são divididos em pinturas, gravuras, desenhos, mapas, livros de viagem e diversos objetos.

    O Olhar germânico na gênese do Brasil se divide em cinco núcleos que contemplam os temas: Rio de Janeiro à vista — pinturas de paisagem com temática do RJ; Retratos da vida da corte — retratos de notáveis do Império; Olhar a gente brasileira — obras com figuras anônimas, a maioria aquarelas e desenhos; Imaginar o Brasil — livros e estampas litográficas relacionadas a vistas e viagens pelo país; O olhar do colecionador — imagens e objetos da Casa Geyer.

    A exposição finaliza a programação da 20ª Semana de Museus e permanecerá exposta até 7 de agosto de 2022. O Museu Imperial funciona de terça a domingo, das 10h às 18h,  com o fechamento da bilheteria às 17h.

    Material completo sobre a exposição em nossa página web: https://museuimperial.museus.gov.br/o-olhar-germanico-na-genese-do-brasil/

    Últimas