Museu Imperial abre portões nesta quinta, mas público terá acesso apenas aos jardins, bistrô e lojinha
Apesar da liberação do funcionamento dos pontos turísticos a partir desta quinta-feira, dia 8 de outubro, o Museu Imperial, que é o mais visitado da cidade, terá, neste primeiro momento, apenas os jardins, o bistrô e sua lojinha reabertos. Segundo o diretor do Museu, Maurício Vicente, a instituição criou um protocolo sanitário que prevê a reabertura em fases progressivas e, por isso, não haverá visitação no palácio por enquanto.
As fases seguintes contemplam a reabertura dos espaços de pesquisa; reabertura dos espaços com espetáculos (Som e Luz e Um Sarau Imperial) e reabertura dos espaços expositivos (Palácio Imperial de Petrópolis, Pavilhão das Viaturas e Casa de Cláudio de Souza. Segundo ele, a velocidade da reabertura, depende da flexibilização das medidas em vigor.
“A reabertura total dos espaços depende da flexibilização das medidas sanitárias impostas pelo poder público. Ou seja, a velocidade ou o ritmo da reabertura depende da flexibilização das medidas sanitárias. Só não podemos indicar o ritmo, pois não depende de nós”, diz.
Outros pontos turísticos da cidade confirmaram a reabertura no dia 8. Segundo Gabriel Bomtempo, que é administrador do Museu de Cera, a expectativa é boa. No local foram feitas adaptações para ampliar a ventilação dos espaços e haverá restrição de apenas quatro pessoas por sala, além de isolamento do contato entre recepção e visitantes, para resguardar a equipe e visitantes. “Consideramos que a reabertura veio de forma atrasada. Mas vemos essa flexibilização com bons olhos e temos boa expectativa diante disso”, explica.
A Prefeitura informou que o Museu Casa de Santos Dumont e Casa do Colono, administrados pelo município, também serão reabertos nesta semana.
A Tribuna procurou ainda a Cervejaria Bohemia para obter informações sobre o Tour Cervejeiro e o Museu de Porcelana, mas até o fechamento dessa reportagem, não obteve retorno.
Leia também: Apesar da reabertura de pontos turísticos, Prefeitura diz que não vai flexibilizar passagem nas barreiras sanitárias