• Museu dos Brinquedos: uma viagem ao passado diretamente de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/jul 12:04
    Por Maria Julia Souza

    Nostalgia! É a palavra que define o sentimento de quem passa pelo Museu dos Brinquedos, no Centro da cidade. O espaço promove uma volta ao passado e, certamente, relembra momentos especiais da infância de cada visitante. Fundado há três anos pelo carioca Marcos Paulo Almeida, o acervo conta com objetos que marcaram gerações. 

    “A gente está há três anos aqui no Liberty Garden. [Quando] começamos, era uma salinha apenas, sendo o primeiro do Estado no segmento, primeiro Museu de Brinquedos antigos. E é muita nostalgia gente, vocês podem ter certeza que quem vem aqui no espaço, a garantia é de emoção” disse Marcos Paulo Almeida. 

    História do Museu

    Apaixonado pelo passado e pelas emoções que ele desencadeia, Marcos conta que o que motivou a fundar o espaço foi uma coleção [de brinquedos] que montou para receber os amigos. Após realizar uma exposição na escola de sua filha, teve um ótimo feedback e decidiu pesquisar sobre o tema.

    Fotos: Maria Julia Souza

    Ele conta que hoje, o local possui mais de 1.500 brinquedos em exposição, que vão desde a década de 40 até o início dos anos 2000, além de outros objetos e itens. Em 2023, mais de 20 mil pessoas passaram pelo espaço e, até o momento, o número já ultrapassa os 15 mil em 2024.

    Doações

    Segundo Marcos, a maioria dos brinquedos que compõem o Museu foram comprados, mas alguns [brinquedos] também foram recebidos através de doações.

    “Inclusive, chegam doações de todo o Brasil. Recentemente, recebemos um brinquedo que veio de São Paulo doado pelo Fernando, chamado Super Raio, fabricado pela Estrela e que não tínhamos no acervo”, contou Marcos. 

    Fotos: Maria Julia Souza

    Quem quiser doar algum brinquedo para o espaço, Marcos conta que em Petrópolis e no Rio de Janeiro, a equipe pode retirar as doações, que também podem ser feitas diretamente no Museu.

    “Mas se for fora do Rio, podemos enviar uma etiqueta dos correios e só levar o brinquedo embalado e colar a etiqueta, que chega para nós. A vantagem é que o seu brinquedo de infância ficará eternizado no Museu. Cada brinquedo antigo recebido, doamos um novo para uma criança carente e o doador ganha uma carteirinha do Museu, para visitar sempre que quiser”, contou. 

    Projeto Itinerante

    Além da visita ao Museu, foi desenvolvido o projeto “Exposição Itinerante: uma viagem no tempo”. A partir dele, é possível agendar a ida do Museu até a instituição interessada para uma exibição de brinquedos e itens antigos que, além de ponto de partida para boas recordações dos adultos, darão aulas de história para os mais novos. 

    Fotos: Maria Julia Souza

    Os agendamentos da exposição itinerante podem ser feitos através do WhatsApp: (21) 98941-7588.

    Como visitar

    O Museu dos Brinquedos fica localizado dentro do Liberty Garden, na Avenida Barão do Amazonas, nº 25. Não é necessário agendamento. Basta chegar no local e comprar o ingresso na hora. Petropolitanos têm direito à meia entrada. 

    O espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h. 

    Mais informações sobre o Museu podem ser obtidas no Instagram @museudosbrinquedosrj

    Últimas