• Museu dos Brinquedos recebeu mais de 20 mil visitantes em 2023

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Para 2024, os planos incluem a expansão da exposição itinerante para escolas e espaços culturais, além de investimentos em infraestrutura e acervo

    Por Aghata Paredes

    O Museu dos Brinquedos, localizado em Petrópolis, encerrou o ano de 2023 com uma marca expressiva. Mais de 20 mil visitantes passaram por suas instalações. Com apenas dois anos de existência, o espaço conquistou admiradores não apenas da cidade, mas também de diversas partes do Brasil.

    O idealizador do espaço, Marcos Paulo Almeida, destaca a importância desse ano produtivo. “Foram muitas histórias compartilhadas durante o último ano. Recebemos dezenas de doações, muitas das quais fizeram parte da infância dos doadores desses brinquedos, que decidiram partilhar essas memórias com um público ainda maior. O espaço também foi ampliado, ganhando mais 2 salas, o que aprimorou a experiência de visitação.”

    Além do significativo número de visitantes e da ampliação do espaço expositivo, outro destaque foi a exposição itinerante realizada pelo Museu dos Brinquedos no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, em dezembro. 

    Rachel Wider, curadora do Museu, ressalta o compromisso da equipe com a preservação das histórias por trás de cada item do acervo. “Cada peça guarda uma história muito especial, além de memórias das melhores partes da infância. É a preservação de uma história ainda recente, mas que as gerações mais jovens podem perder se não cuidarmos dela desde já. Estamos catalogando todo o acervo para que os visitantes tenham acesso às histórias por trás de cada item e por trás de cada doador.”

    Seleção e aquisição de novos brinquedos

    E por falar no acervo do espaço, a equipe do Museu dos Brinquedos adota uma abordagem criteriosa na seleção e aquisição de novos brinquedos, avaliando doações quanto à sua relevância e integração ao acervo existente. A busca por raridades e objetos nostálgicos é constante, com a criação de uma lista de desejos dos visitantes para manter a coleção dinâmica e alinhada às expectativas do público.

    A diversidade da coleção é evidente, proporcionando uma visão abrangente da evolução da tecnologia, incluindo celulares, câmeras e videogames do início dos anos 2000, atraindo especialmente os mais jovens, curiosos sobre a evolução tecnológica.

    Perspectivas para 2024

    Para 2024, os planos incluem a expansão da exposição itinerante para escolas e espaços culturais, além de investimentos em infraestrutura e acervo. “Em abril de 2024, o espaço vai completar 3 anos e, com certeza, vem muita comemoração por aí. O Museu pretende investir mais em sua infraestrutura, ampliar o acervo, finalizar a catalogação das peças e muitas outras surpresas.”, antecipa o idealizador. 

    O Museu dos Brinquedos está localizado na Av. Barão de Amazonas, 25 – loja 4 – Centro, e funciona de segunda a sexta, das 10h às 16h, e sábado e domingo, das 9h às 17h.

    Últimas