Museu de Porcelana inaugura novo espaço com temática do século XIX
O Museu de Porcelana conta agora com uma novidade: um banheiro totalmente temático. O novo espaço foi criado com todas as suas peças do século XIX, confeccionadas pela renomada fabricante e exportadora britânica de utensílios de mesa, Johnson Brothers. O local já está aberto a visitação e se agrega as outras 10 salas que fazem parte do museu – único das Américas com este estilo.
“É uma coisa que orgulha, especialmente pelo fato do museu estar localizado no Brasil e ser inédito na cidade de Petrópolis”, contou Robert Bedran, fundador do Museu de Porcelana e colecionador. Ele disse que adquiriu todas as peças para montar o banheiro durante o período da pandemia do COVID-19.
O museu, inaugurado no dia 29 de junho de 2018, conta atualmente com mais de 1500 peças oriundas da Dinamarca, França, Alemanha, Inglaterra, Itália e outros países europeus. A coleção é composta por itens de diversas espécies de animais, como cachorros, peixes, papagaios, gatos, cavalos, entre outros – e impressionam pela beleza, sobretudo pela sensibilidade e delicadeza das obras. Outro dado importante, e que atesta o caráter histórico das peças, é que as peças do museu datam do final do século XIX até meados de 1950.
Segundo o colecionador, muitas delas foram trazidas para o Brasil por imigrantes europeus, no início do século XX, tendo a cidade do Rio de Janeiro como principal destino. “Minha coleção começou com quatro cães de porcelana há 20 anos, em Itaipava. Também comprei algumas das peças do museu em viagens internacionais e em leilões fora do país”, contou Robert.
O Museu de Porcelana fica localizado na Rua Barão do Amazonas, no Centro Histórico. O espaço fica aberto ao público de terça a sexta, das 11h às 16h, aos sábados, de 10h as 18h aos domingos, de 10h as 17h.