• Museu Casa de Santos Dumont é reinaugurado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Enzo Gabriel

    O Museu Casa de Santos Dumont e o Centro Cultural 14 Bis foram reinaugurados na tarde desta quinta-feira (20). A data marca 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, pai da aviação. O evento de reinauguração contou com solenidade e visita guiada pelo ponto turístico.

    A reforma da “Encantada” e do Centro Cultural incluiu fachada, telhado e parte interior do imóvel, além de garantir mais acessibilidade aos visitantes. A obra, que custou cerca de R$ 480 mil, foi custeada pelo próprio município. Todas as intervenções foram aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

    Chuveiro de água quente desenvolvido por Santos Dumont.
    Foto: Enzo Gabriel/Redação Tribuna

    O acervo também ganhou novas peças, como a bandeira original que Santos Dumont hasteava, mobiliário, quadro com a família, carta com o pedido de terra para a construção da casa, entre outros.

    Parte do interior da casa.
    Foto: Enzo Gabriel/Redação Tribuna

    O evento solene teve a presença de autoridades municipais e federais. A banda da Força Aérea Brasileira (FAB) também se apresentou na cerimônia, que ainda teve os lançamentos do selo comemorativo pelos Correios e da medalha em alusão aos 150 anos de Santos Dumont pela Casa da Moeda do Brasil.

    O museu terá programação especial durante os próximos dias em comemoração ao sesquicentenário com entrada gratuita durante a sexta-feira e ingressos com 50% de desconto durante o fim de semana.

    Últimas