• Musculação tem que fazer direito

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/fev 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    A musculação talvez seja uma das atividades físicas mais cercada de mitos, “achistas” e até preconceito. Entretanto, é uma das atividades com mais respaldo científico e mais estudada nos últimos anos. Não estuda quem não quer. Os “achistas” tem preguiça de fazer isso.

    Uma simples busca em base de dados científicos, como o Pubmed ou Google Acadêmico, que é de graça, digitando Resistence Training e Strength Training resulta em mais de 9000 artigos fidedignos, entre os quais, mais de 5000 publicados nos últimos 5 anos. Um mito super ultrapassado que perdura nesse mundo Fitness é que para emagrecer tem que fazer exercício de baixa intensidade por mais de 30 minutos e que só depois desse tempo o corpo começa a queimar gordura como substrato energético.

    Certamente você já ouviu alguém falar isso. Como se o corpo tivesse duas torneirinhas que abre uma e fecha a outra. Dessa forma os dois métodos mais utilizados na musculação, (muito peso pouca repetição ou baixo peso e muita repetição) desde que se atinja a fadiga voluntária dão o mesmo resultado na hipertrofia muscular por estimular a síntese proteica miofribrilar, Loenneke et all. (2012).

    Gastar a gordura os dois métodos também dão o mesmo resultado por conta do efeito EPOC (do inglês excess post-exercise oxygen consumption) onde o corpo continua gastando calorias e oxigênio depois do exercício para repor a energia gasta com a musculação, Irving et all. (2008). O que muda é a modulação nutricional e para isso deve ser consultado um nutricionista habilitado.

    Para você aprender a cozinhar DIREITO precisa ter a cozinheira ali do seu lado para ensinar a meter a “mão na massa”. Não basta a receita de bolo. Para fazer musculação DIREITO precisa ter o professor ali do seu lado. Desde que, seja atualizado e habilitado. Cuidado com os “achistas” nas redes sociais.

    **Literatura Sugerida: 1) Bompa, Tudor O. – Di Pasquale, Mauro – Cornacchia, Lorenzo J. Treinamento de Força Levado a Sério – 3ª Edição – Editora Manole 2015. 2) Newsholme et al. Corrida: Ciência do Treinamento e Desempenho. Editora Phorte, São Paulo, 2006

    Últimas