• Musculação ajuda a controlar diabetes tipo I e II

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/ago 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    O número de diabéticos no mundo pode estar próximo de 300 milhões de pessoas em 2025. A tipo II surge gradativamente com o pâncreas deixando de produzir a insulina, produzir de forma ineficiente ou as células produzirem resistência a esse hormônio. Almeida et al. (2014). Quem come muito doce, além de engordar, é sério candidato a ser diabético tipo II por, mais cedo ou tarde, esgotar o pâncreas.

    Diversos estudos têm mostrado as vantagens da atividade física regular (qualquer uma) no controle da glicemia, sendo grande adjuvante aos protocolos das dietas e medicamentos. Sabe-se que os músculos esqueléticos, que ocupam cerca de 40% da massa muscular do corpo, são responsáveis por aproximadamente 30% do consumo no metabolismo da glicose. Logo, mais massa muscular, mais captação, liberação e estocagem de glicose.

    Aí entra também a musculação. Sobre isso Ciolac e Guimarães (2004) fizeram um estudo com diabéticos idosos de ambos os sexos, durante 16 semanas de exercícios de força, que resultou em diminuição dos níveis de glicose sanguínea, aumento dos estoques de glicogênio muscular, hipertrofia muscular, redução da pressão arterial sistólica e diminuição da gordura visceral. Além disso, reduziram a medicação em 72%, enquanto o grupo de controle houve aumento da medicação em 42%. Precisa mais? A musculação estimula mais fibras musculares anaeróbias de contração rápida IIa e IIb que são as que tem maior capacidade de consumir glicose. Mais? O avanço da idade é um fator de perda de massa muscular. Logo, mais benefício tem a musculação para o idoso. Mais? NÃO FAZER EXERCÍCIO FÍSICO gera um círculo vicioso fantástico para desenvolver diabetes tipo II. Perda de massa muscular, ingestão calórica, obesidade, gordura visceral e insônia. Mais? As mitocôndrias são as nossas usinas de energia e estão localizadas em maior quantidade na massa muscular. Logo, mais músculos, mais metabolismo mitocondrial. Faça musculação com orientação profissional. O professor precisa saber se o aluno é ou não diabético e prescrever os exercícios adequados e controle correto da glicose. Daí a importância da avaliação funcional feita pelo professor para conhecer o aluno e prescrever o treino certo para o pré-diabético ou diabético tipo I e/ou II.

    **Literatura Sugerida: MONTENEGRO, L. P. Musculação para a qualidade de vida relacionada à Saúde de hipertensos e diabéticos tipo 2. Revista brasileira de prescrição e fisiologia do exercício (2015).

    Últimas