• Município inicia testagem em massa para coronavírus em praças no Centro e em Corrêas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/08/2020 10:21

    A Prefeitura de Petrópolis iniciou  nesta sexta-feira (7) a testagem de Covid-19 em duas praças públicas da cidade – no Centro e em Corrêas. Na Praça Dom Pedro, a fila para fazer o teste rápido começou cedo, às 6h30, e às 10h mais de 100 pessoas já aguardavam para fazer o exame. Nos dois pontos foram levados cerca de 4 mil kits (dois  mil para cada local), que poderão ser realizados até as 16h. No sábado, o atendimento começa às 9h e segue até as 13h. Não há necessidade de agendamento.

    O agente de segurança Anauro Moreira Marinho, de 52 anos, foi o primeiro a chegar na fila. Ele disse que não teve nenhuma da doença e nem contato com pessoas contaminadas, mas achou seguro fazer a testagem. “A gente nunca sabe se teve ou não, por isso achei importante vir aqui e fazer o teste e tirar a dúvida”, disse. 

    Fila para realização do teste na Praça Dom Pedro, no Centro. Foto: Tribuna de Petrópolis

    Os testes rápidos ficam prontos em 15 minutos e, segundo a coordenadora de enfermagem Priscila Jordano, as pessoas que testarem positivo serão encaminhadas para os postos e unidades de saúde para receberem a orientação médica. “A pessoa já sai daqui com o encaminhamento para procurar o médico. Ela pode ir para o Centro de Saúde da Rua Santos Dumont, que fica aqui no Centro, ou qualquer outra unidade ou ponto de apoio do Covid-19”, explicou.

    O exame pode indicar duas fases: quando a pessoa teve, em algum momento, contato com o vírus, ou se ainda está ativo e a pessoa pode estar em fase de transmissão. O aposentado José Carlos Barbosa, de 66 anos, também chegou cedo para fazer o teste. Ao lado da mulher e do cunhado, ele disse que tiveram contato com uma funcionária que testou positivo, por isso resolveram fazer o exame. “Não tivemos nenhum sintoma, mas devido ao contato com ela, achamos melhor aproveitar essa oportunidade”, disse.

    A Prefeitura comprou 50 mil kits de testes rápidos e a intenção é realizar as testagens em pontos de maior circulação de pessoas, como nas praças, terminais de ônibus, nas comunidades, unidades de saúde e também em ações de drive thru. O cronograma completo das campanhas ainda não foi divulgado pelo governo municipal.

    Últimas