Município cria nova unidade de conservação ambiental, no Quarteirão Italiano
Após um ano de apresentação da proposta, Petrópolis ganhou mais uma unidade de conservação ambiental. A Floresta Municipal do Quarteirão Italiano fica na Rua Ângelo João Brand e tem uma área de 5,99 hectares, o que equivale a aproximadamente cinco campos de futebol. A unidade foi oficialmente consolidada com a publicação do decreto nº 1.345/20, no Diário Oficial do Município do dia 1º de outubro. O objetivo é que o espaço ajude a proteger, recuperar e conservar o patrimônio ambiental da região.
No ano passado, a proposta foi apresentada aos moradores da região e aprovada pela comunidade. A floresta é uma categoria da unidade de conservação que possibilita o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica. Entre os objetivos está o reflorestamento da área montanhosa e a parceria com instituições de ensino e pesquisa visando a recuperação das áreas degradadas, além da promoção da educação ambiental e do turismo sustentável. O Plano de Manejo da unidade deve ser elaborado no prazo máximo de 5 anos, a contar da data da publicação do decreto.
Na cidade são 12 Reservas Particulares do Patrimônio Natural – cinco elaboradas pelo governo federal, quatro pelo Estado e três municipais. Além dessas, o município ainda conta com o Parque Natural, no Centro, o Monumento Natural da Pedra do Elefante (MONA-PE), no Taquaril, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), a APA Petrópolis, a Reserva Biológica de Araras, a Reserva Biológica do Tinguá e o Refúgio de Vida Silvestre da Serra da Estrela.