Município assume obras do Chácara Flora e do Sargento Boening e Estado permanece com obras do Castelânea, Caxambu e Quitandinha
Após reunião com a participação do Ministério Público, Prefeitura e Estado acordaram que dividirão as cinco obras que estavam sob a responsabilidade do governo do Estado do Rio de Janeiro. Ficou acordado que as obras do Chácara Flora (Rua Carmem Ponte Marcolino) e do Sargento Boening (BNH) serão realizadas pela Prefeitura. Enquanto que o governo do Estado realizará as da Castelânea (1º de Maio), Caxambu (Bartolomeu Sodré) e Quitandinha (Rua Uruguai).
Estas obras tiveram as licitações suspensas pelo governo do Estado no fim do ano, devido a uma reorganização das secretarias estaduais.
Investimento do Estado
O Governo do Estado investiu mais de R$ 255 milhões em trabalhos de contenção de encostas, reconstrução de ruas e a primeira fase do reforço estrutural do túnel extravasor, após as fortes chuvas de 2022. As outras três obras de contenção e a segunda fase do túnel extravasor, que serão licitadas pela secretaria, somam R$ 153,9 milhões.
24 de Maio
Outro ponto abordado na reunião foi a obra realizada pelo governo do Estado na 24 de Maio. Em vistoria realizada na terça-feira (28), a secretaria municipal de Defesa Civil constatou que há muitas pedras soltas na encosta onde foi instalada uma barreira dinâmica. Além disso, foi constatado que não foi feita a drenagem ali.
O secretário estadual, Uruan Andrade, se comprometeu a comunicar a empresa responsável para que “imediatamente” retire aquele material dali. Com relação à drenagem, o secretário afirmou que será construída uma escada hidráulica na encosta.
Obras da Prefeitura
Segundo a Prefeitura, desde 2022 o governo municipal vem realizando 133 obras na cidade – 50 delas já concluídas, 51 em andamento e 32 em licitação.