• Município amplia oferta de vacina contra sarampo para crianças

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/08/2019 11:38

    Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizará a vacinação contra o sarampo para crianças com idade entre 6 meses e 11 meses e 29 dias. Nessa faixa etária, segundo a pasta, será ofertada uma dose complementar, chamada de dose zero, como já acontece em campanhas como a de combate à poliomielite. A orientação foi apresentada na última terça-feira em entrevista coletiva na sede do órgão, em Brasília.

    Entre 19 de maio e 10 de agosto deste ano, foram confirmados 1.680 casos de sarampo no Brasil, além de 7,5 mil casos em investigação. No período, de acordo com o ministério, não houve mortes confirmadas decorrentes da enfermidade. Em Petrópolis não há registro de casos de sarampo desde 1992. 

    Após um surto envolvendo estados da Região Norte no início do ano, um novo surto foi registrado no estado de São Paulo, que concentra, atualmente, 1.662 casos em 74 municípios – 98,5% do total de casos. Em seguida aparecem Rio de Janeiro, com seis casos, e Pernambuco, com quatro. Com um caso estão Goiás, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Piauí. A recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas que forem viajar para estes municípios sejam imunizadas. 

    A recomendação da vacinação adicional de crianças com idade entre 6 meses e 11 meses e 29 dias se deve ao fato deste ser o público com maior potencial de contágio. O coeficiente de incidência em bebês de até 1 ano é de 38,28 casos para cada grupo de 100 mil, enquanto a média de todas as faixas etárias ficou em 4,12. Normalmente, a imunização acontece por meio de duas doses, aos 12 meses e aos 15 meses de vida.

    “Temos observado uma incidência elevada em menores de 1 ano. É fundamental estabelecermos estratégia diferenciada para essa faixa etária, olhar para as crianças menores de 1 ano com especial atenção”, declarou o secretário de vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira.

    A Secretaria Municipal de Saúde realiza ação de prevenção contínua, disponibilizando as doses da imunização contra o sarampo durante todo ano, nas 15 salas de vacina nas unidades de saúde da Posse, Pedro do Rio, Itaipava, Hospital Alcides Carneiro, Alto da Serra, Retiro, Araras, São Sebastião, Centro de Saúde do Centro, Mosela, Quitandinha, Independência, Centro de Saúde do Itamarati, Morin e Ambulatório Escola.

    Vale ressaltar que as pessoas que já foram vacinadas, não precisam tomar outra dose. Além dos bebês, outro público que preocupa o Ministério da Saúde é o de jovens adultos. A pasta destacou a necessidade de pessoas de 20 a 29 anos regularizarem a vacinação contra o sarampo. Pessoas entre 30 e 49 anos, que ainda não foram imunizadas, precisam de uma única dose. Gestantes e pessoas imunodeprimidas não podem receber a vacina. A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica de saúde alerta sobre a importância da vacina, que garante não só a proteção da pessoa imunizada, mas de todos que estão a sua volta. O secretário pondera, contudo, que não há necessidade de corrida aos postos de saúde e que a regularização pode ser feita tranquilamente. 

    Últimas