Município aguarda orientação do Ministério da Saúde para dar início a ampliação da dose de reforço

16/nov 17:44
Por Luana Motta

A Secretaria de Saúde informou que aguarda as orientações do Ministério da Saúde e Governo do Estado para dar início a ampliação da dose de reforço no município. A determinação da ampliação da 3ª dose da vacina contra a covid-19 para demais grupos foi anunciada nesta terça-feira (16), pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Todas as pessoas acima de 18 anos que receberam as duas doses ou a dose única do imunizante poderão receber mais uma dose. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ampliação da aplicação da dose de reforço no município seguirá o Plano Nacional de Imunização, e será aplicada seguindo a regulamentação do Ministério da Saúde e Estado. 

No anúncio do Ministério, feito pela manhã, Queiroga disse que há “doses suficientes” no país para garantir a distribuição em todos os municípios. Inicialmente, a dose de reforço era aplicada apenas nas pessoas acima de 60 anos, a partir dos seis meses da aplicação da segunda dose, e pessoas imunossuprimidas a partir de 28 dias. 

Agora, além da ampliação do público, o Ministério reduziu o tempo de intervalo para cinco meses após a segunda dose. Quem tomou a vacina Janssen que era aplicada em dose única, receberá a segunda dose a partir de dois meses da primeira aplicação. 

  • Matéria atualizada às 18h32 para correção de informações.

Últimas