• Multas por videomonitoramento: 30 dias depois, qual o resultado prático no trânsito?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/04/2023 02:20

    Está completando um mês que a prefeitura instalou 30 placas em diferentes locais informando que as áreas estão sendo monitoradas e são passíveis de multa.  A meta é punir fila dupla e tripla, carros sobre as calçadas, veículos em pontos de táxis e sobre faixas de pedestres. São quase 5 mil multas pela forma tradicional – com agente canetando – por mês. Com as câmeras subiu para quanto? E melhorou o trânsito? Porque a gente não sentiu grandes diferenças.

    Tudo igual

    No início da noite, em dias úteis, continua a mesma coisa para percorrer a Rua do Imperador: trânsito lento, baias ocupadas sem pisca-alerta ligado, ônibus lotados retidos no fluxo e por aí vai. Também nada mudou em pontos como Paulo Barbosa e Marechal Deodoro onde a fila dupla é praticamente legalizada assim como na Irmãos D’Ângelo. Nos distritos a mesma coisa: Praça de Corrêas com carro parando até em cima do poste se bobear, porta de colégio em Itaipava com fila dupla…

    E quem é pra dar exemplo não dá…Olha aí um flagra de uma leitora da coluna, mostrando um carro da Defesa Civil do município ocupando parte da vaga de um idoso na Av. Sete de Abril, no Centro

    Mulherada tá podendo

    Ela iniciou a gestão Rubens Bomtempo tendo sido bombardeada pela ‘rede da educação’, pelo menos parte dela e tinha até apostas de quanto tempo seria mantida. Eis que Adriana de Paula, secretária da pasta, depois da desenvoltura e firmeza na audiência pública sobre segurança nas escolas na Câmara de Vereadores, pode ser um nome certo à vereadora. E já deu ciumeira entre secretários-candidatos, vereadores-candidatos e suplentes-candidatos.

    Sem psicólogos

    Ainda falando no assunto sobre violência nas escolas, que gerou audiência pública na Câmara, a Secretaria de Educação admitiu que não existem psicólogos nas 190 unidades da rede e que, para existirem, é necessário fazer concurso. Talvez, não. Porque se na terceirização tem até arquiteto por que não pode contratar psicólogo?

    Economia verde

    O Festival de Vedanta e Autoconhecimento de Petrópolis, de 09 a 14 de maio, no Parque de Exposições em Itaipava, vai manter o painel “Momento Economia Verde”. Nele, o professor Jonas Masetti, idealizador do evento, entrevista personalidades de destaque na economia numa visão de conexão entre os povos ancestrais, a economia e a espiritualidade. Entre as presenças já confirmadas, o ex-presidente do BNDES, Gustavo Montezano; o economista pós-graduado em Harvard, Wilson Barcellos, CEO da Azimut Brasil Wealth Management, e o empresário francês Alex Allard, idealizador do complexo Cidade Matarazzo, em São Paulo, planejada para conscientizar as pessoas de que a preservação é a economia do futuro.

    O  professor Jonas Masetti com o ex-presidente do BNDES, Gustavo Montezano, no quadro “Momento Economia Verde”, no Festival de Vedanta e Autoconhecimento que volta na próxima edição.

    Holofotes

    Que diferença, né? Quando se discute o relatório quadrimestral da saúde ou do orçamento da prefeitura, por exemplo, se juntar quatro vereadores na audiência pública é considerado multidão porque esses não aparecem. Já na reunião para discutir a segurança nas escolas – esse um tema com bastante holofote – eram 12 dos 15 presentes.  

    1° de Maio

    Pode não ter Exposição Agropecuária, mas vai ter show no Dia do Trabalhador – porque é lei municipal que se apresente uma atração gospel no Parque de Exposições e com entrada franca desta data. Então, dia 1° de Maio, já está reservado para show gospel no espaço.

    Leonardo Fragoso cumpriu a missão de conduzir a turma do curso de Guias de Turismo do Senac de Pindamonhangaba (SP) ao Caminhos do Brejal, um dos mais belos passeios em Petrópolis.

    Resíduos eletrônicos

    Hoje, às 11h, será realizada a palestra “Capacitação de agentes multiplicadores para a gestão de resíduos eletrônicos”. A palestra, que será ministrada por representantes do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) e do (Cefet), apresentará uma proposta de cooperação entre as instituições e também o lançamento do curso de capacitação continuada para a formação de agentes multiplicadores para a gestão de Resíduos de Equipamentos Eletro Eletrônicos). A palestra vai ser transmitida pelo canal do Cetem no YouTube.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas