• Mulheres vítimas de violência terão atendimento especializado na Sala Lilás

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/03/2019 09:20

    O Posto Regional de Polícia Técnica Científica (PRPTC) vai disponibilizar, em breve, a Sala Lilás, um espaço destinado ao atendimento especializado e humanizado de mulheres vítimas de violência física e sexual. A sala funcionará nos mesmos moldes do atendimento realizado no Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro. Uma cerimônia para marcar simbolicamente o início da obra foi realizada na última semana, como ato em comemoração ao mês da mulher.

    As novas instalações do posto regional começaram a ser construídas no fim de fevereiro. Além da Sala Lilás, estão sendo construídas uma sala de exame de integridade física para atendimento dos presos, sala para atendimento odontológico, papiloscopia, alojamentos, banheiros adaptados e uma sala para receber o aparelho de flatscan, que realiza raio-X para laudos periciais.

    Para o diretor do posto, a ação mista firmada com a prefeitura é fundamental para melhor atender às vítimas de violência. “Para o posto é excepcional a construção das novas instalações. Com o espaço especializado para o atendimento será possível atender o preso em um lugar específico. Por questões de segurança mesmo. Hoje não temos esse atendimento específico, porque só temos uma clínica. O atendimento em um espaço específico para a mulher sempre foi uma grande preocupação, e agora será possível”, disse.

    O PRPTC, funciona no posto avançado de Medicina Legal perito Nilson Sant'Anna – ao lado do Hospital Alcides Carneiro, e atende todas as demandas de análise pericial das duas delegacias policiais da cidade, a 105 ª DP, no Retiro, e a 106 ª, em  Itaipava.

    A cerimônia contou com a presença do prefeito Bernardo Rossi, representantes do Cram e do Gabinete da Cidadania, além da delegada titular da 106 ª DP, Juliana Ziehe, da oficial de cartório da 105ª DP, Poliana da Costa Silva, e o diretor do PRPTC, Rafael Mayer.

    Últimas