• Mulheres são mais focadas na corrida?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/jan 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    Eu sempre treinei mulheres e assino embaixo o que estudos e pesquisas comprovam. Elas são mais dedicadas aos seus objetivos, correm mais quilômetros por semana que os homens e cumprem fielmente a estratégia definida para cada tipo de prova. Os rastreadores de atividade física, muito em voga atualmente, mostram isso.

    Um deles, muito conhecido, divulgou que na última edição da maratona de Nova York, dos 51.402 finalistas 55% eram homens e 44% mulheres. Prova muito cobiçada pelos corredores (as) que exige tempo de qualificação para se inscrever. O rastreador mostrou que durante as 16 semanas de treinamento, das que almejaram sub 4 horas, as mulheres treinaram 21% mais quilômetros que os homens com o mesmo objetivo, Rodenburg Malissa (nov.2023).

    Após a pandemia, em números absolutos, mais mulheres estão correndo como também a nível de elite, como temos acompanhado, o recorde mundial da maratona feminina vem caindo mais rápido que dos homens. Claro, envolve a discussão dos “super tênis”, mas os calçados não correm sozinhos. Outros estudos mostram que os homens são mais propensos a estratégia de corrida mais arriscada e por isso “quebram” mais nas provas longas.

    As mulheres são mais cautelosas, seguem o “pace” certo para a prova certa e correm melhor na segunda metade da corrida. Quem me segue por aqui sabe que há anos sustento essa filosofia. “Cada segundo que você ganha na largada são dois que perde no final.” (Arthur Lydiard). Na vida e no esporte as mulheres são mais flexíveis, cautelosas e têm mais foco nos seus objetivos escolhidos. Até na academia a cada 100 mulheres que se matriculam no início do ano, comparadas com o mesmo número de homens, mais homens vão desistir até o final do ano. E você? Acha mesmo que as mulheres têm mais disciplina na corrida?

    Literatura Sugerida: 1) That Women are Smarter Runners – Women’s Running 2023. 2) Power All the Way: New Research on Hitting the Wall May Help You Avoid It – Women’s Running 2021.

    Últimas