• Notícias do Corpo: Mulheres na menopausa têm mais motivos para correr e malhar

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/01/2021 15:18
    Por Professor Luiz Carlos Moraes

    As mulheres perguntam: Chegou a menopausa. E agora? Vou parar de correr? Não posso fazer mais nada? Não tenho mais hormônio? O que faço? Ledo engano.

    Em primeiro lugar, a chegada da menopausa não significa que todos os hormônios pararam de ser secretados. Devido à perda definitiva da atividade folicular, há uma forte diminuição dos hormônios estrogênio e progesterona relacionados a essa atividade. Entretanto, alguns hormônios continuam a ser secretados como a testosterona e uma quantidade moderada de androstenediona, estrona e dehidroepiandrosterona, (Ushiroyama T, Sugimoto 1995). “A estrona é o segundo estrogênio na circulação na mulher e predominante após a menopausa que continua a ser sintetizado através da conversão do ESTERÓIDE ADRENAL, principalmente nos tecidos gordurosos e células musculares”, (Longcope C 2001).

    Te disseram outra coisa, né? Vou traduzir. A natureza faz a sua parte deixando de produzir os hormônios relacionados à atividade de gerar filhos. As atividades funcionais diárias precisam dos hormônios para elas continuarem vivendo. A testosterona é um hormônio masculino ligados a força física que a mulher também produz em quantidades menores e que continuam a produzir na menopausa. Do contrário elas não teriam força nem para se locomover.

    Estudos bem conduzidos mostram que mulheres na menopausa submetidas a treinos de musculação respondem tão bem quanto as jovens, Shaw et al. (2016). Claro, a menopausa costuma ser acompanhada de variação de humor, aumento de peso, especialmente gordura visceral, e os famosos calores (fogachos) que tiram as mulheres do sério e não é para menos. Entretanto, as diferentes reações não são iguais para todas. Tem muito “achismo” nesse assunto e muita “invencionice”.

    Mulheres na menopausa tem ainda mais razão de continuar a fazer atividade física de rotina especialmente a corrida e a musculação a fim de amenizar algumas dessas reações desagradáveis e aproveitar que a testosterona continua a ser produzida. A reposição hormonal é um assunto cercado de incertezas e não tem consenso nem entre os médicos. A testosterona é justamente o hormônio menos afetado na menopausa. Cuidado com os “espertos”. Quem decide é o médico da mulher em comum acordo com ela. Não são os “achistas” das redes sociais. Prof. Moraes

    Literatura Sugerida:

    1) Ushiroyama T, Sugimoto O. Endocrine function of the peri- and postmenopausal ovary. Horm Res. 1995;44(2):64-68. doi:10.1159/000184595

    2) Longcope C. Endocrine function of the postmenopausal ovary. J Soc Gynecol Investig. 2001 Jan-Feb;8(1 Suppl Proceedings):S67-8. doi: 10.1016/s1071-5576(00)00114-3. PMID: 11223379.

    Últimas