Mulheres já são a maioria nas corridas de rua
Na área de lazer da Barão do Rio Branco e Ipiranga, aos domingos, não é difícil observar que as mulheres já são maioria correndo. É um fato que vai ao encontro com os levantamentos feitos pelas maiores empresas organizadoras de corrida de rua do Rio de janeiro. Dos 29 mil inscritos nas Maratonas Cidade do Rio de Janeiro, Meia Maratona do Rio e 6 km em 2017, 50,6% das inscrições foram de mulheres, sendo que na Meia Maratona esse número foi de 53%. Só na Maratona é que os homens ainda são maioria, mas acho que é por pouco tempo.
Por vários motivos as mulheres descobrem que a corrida pode ser um “divisor de águas” na vida delas e de muita gente. Boa parte delas começa a correr para emagrecer. Depois vem “a reboque” os benefícios emocionais, psicológicos, sociais e muito mais.
Os levantamentos dos aplicativos de corrida de rua mais conhecidos também já mostram que elas são mais disciplinadas em perseguir seus objetivos em suas planilhas de treinamento. Eu já sabia disso, pois treinei mulheres nos anos 80. Em academia as mulheres também são mais focadas. Mulheres! Sejam bem vindas! Certamente vocês inspiram muita gente na sociedade.