Mulheres empreendedoras lideram o mercado
O sonho de trabalhar com o que realmente gosta é o que tem motivado jovens mulheres ao empreendedorismo. Essas mulheres têm misturado talento e muita força de vontade para começar o próprio negócio.Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor – GEM, que faz o levantamento do empreendedorismo no Brasil, o número de brasileiras que iniciaram o próprio negócio no ano de 2016 foi de 51,5%, número superior ao dos homens que foi de 48,5%. Laura Barcellos, que é designer de joias, faz parte deste grupo de jovens empreendedoras, a Petropolitana tem 21 anos, e já criou sua própria marca.
Laura é formada em moda pela Universidade Estácio de Sá, e começou seu próprio negócio no final do ano passado. Mas desde a faculdade, a designer já demonstrava o interesse pela carreira de jóias e acessórios “Quando eu comecei a faculdade, já tinha interesse em acessórios, mas meu foco era mais chapelaria. Eu fazia os acessórios que acompanhavam as roupas que iam para os desfiles. E fui fazendo uns cursos extras e aprendendo mais sobre o mercado” contou Laura.
A marca apesar de nova, tem um diferencial, as semi jóias são desenhadas e produzidas pela própria designer. Em março deste ano, ela lançou sua primeira coleção Agrippa, que é toda inspirada no Panteón de Roma. E recentemente em parceria com um ateliê de roupas de festa, também lançou uma coleção de acessórios própria para o ateliê.
Laura conta que sempre desejou começar seu próprio negócio “ Eu sempre quis ter meu próprio negócio. Eu juntei as habilidades que eu já tinha, que era o curso de moda, e as habilidades para fazer os acessórios, e criei a oportunidade”.
A marca Laurel Design traz acessórios e peças de semi jóias finas todas banhadas a ouro e prata, e também utiliza pedras naturais. Muitas pessoas não conhecem a diferença entre as semi jóias e bijouterias finas, mas designer explica “A diferença entre a semi jóia fina e a bijouteria fina está na espessura da camada de ouro, quanto maior a espessura, maior a durabilidade da peça. As peças que eu produzo tem uma camada espessa de ouro, e por isso são consideradas semi jóias finas”.
A petropolitana aposta na divulgação através das mídias sociais. Hoje a marca possui páginas nas mídias tradicionais, e além de divulgar dá dicas de como usar os acessórios “Dou um pouco de consultoria de moda, e também algumas inspirações de coleções passadas e futuras usando inspiração tanto de joias da Roma antiga, como de outros elementos, como arquitetura, a natureza e história” contou.
Além de usar as mídias como vitrine para marca, Laura conta também que é através whatsapp faz o contato direto com os clientes. A Laurel Design pode ser encontrada no Facebook e no Instagram, @uselaurel, e no Pinterest @laureldesign. Ou pelo whatsapp (24) 98824-9010.
As mulheres empreendedoras no Brasil
A pesquisa GEM 2016 realizada pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, fez o levantamento do número de empreendedores iniciais e estabelecidos no ano de 2016. O estudo foi feito em 65 países. No Brasil, foram entrevistadas 2.000 pessoas entre 18 e 64 anos. E mais 93 entrevistas com especialistas em empreendedorismo.
O Brasil está na 8º colocação no grupo dos 32 países, baseado na classificação do relatório de competitividade – Global Competitiveness Report – "impulsionados pela eficiência" e na 10º colocação geral dos 65 países pesquisados. Em 2016, 36% dos brasileiros, ou seja, 48 milhões de pessoas de 18 a 64 anos, tem um negócio ou estão envolvido em um.
O destaque na pesquisa do ano passado foram as mulheres, que superaram os homens na participação no empreendedorismo inicial. Ou seja, são aqueles empreendedores que acabaram de começar um negócio, ou estão a pouco tempo no mercado. Esses dados significam um ponto positivo para o Brasil. As mulheres tendem a investir mais em capacitação e têm mais acesso a informação. E tudo isso contribui na construção de empresas mais estáveis e lucrativas.