• Mulheres em situação de rua recebem atendimento médico durante ação social

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/07/2021 10:58
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Mulheres em situação de rua participaram de uma ação social com coleta de exames preventivo, informações sobre métodos contraceptivos, marcação de mamografias, serviços de cabeleireiro e manicure. A iniciativa aconteceu na segunda-feira (26) e foi realizada pela Casa da Cidadania em uma parceria das secretarias de Saúde e Assistência Social, com apoio do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM).

    Foram atendidas cerca de 20 mulheres na ação que também contou com a parceria do Consultório na Rua. “Já tínhamos uma lista de mulheres que seriam atendidas. Realizamos busca ativa e encaminhamos para a Casa da Cidadania para oferecer os atendimentos de resgate ao autocuidado dessas mulheres”, explicou Márcia Medrado, coordenadora do Consultório na Rua.

    Além da ação social, foi iniciado o mapeamento da população para o acompanhamento, voltada a parte sexual e reprodutiva. Também houve roda de conversa com temas relacionados a violência contra a mulher. A ação contou com a parceria de um grupo de cabeleireiros e manicure, e da participação das equipes do Centro Pop, UNAT e do NIS.

    A coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), Ana Luiza Franco, ressalta a necessidade do atendimento desse público: “Muito importante uma ação que envolva as mulheres em situação de rua. Atendemos várias delas no CRAM, mas existe uma grande dificuldade de seguir um acompanhamento até o fim do processo, uma vez que a falta de residência fixa e a alta mobilidade, fazem com que muitas vezes elas não retornem ao atendimento e não sejam intimadas das audiências. Precisamos mostrar seus direitos, deixando claro que a lei é para todas”.

    A assistente social, Olivia Leal, fala sobre os riscos que essas mulheres correm na rua: “Uma mulher em situação de rua já está em risco social. Uma mulher que sofre violência precisa de uma ação integral da rede e todo acolhimento possível”.

    Últimas