
Mulher é atacada por cachorros no Castelo São Manoel
Na tarde deste domingo (2), uma mulher, de 60 anos, foi atacada por três cachorros, quando passava pela Rua Mercedes, no Castelo São Manoel, em Correas. O caso aconteceu por volta das 14h. A vítima sofreu ferimentos graves nas mãos, antebraço e na coxa. Ela foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu e levada para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, do Centro Histórico.
De acordo com moradores, os animais estavam em uma casa onde não havia muros, apenas uma cerca por onde eles conseguiram escapar. “De vez em quando eles saíam e vinham para a rua e avançavam sobre as pessoas”, relatou uma moradora, que informou ainda que os animais chegaram a avançar sobre ela no dia 15 de setembro. “Na época, alertei a responsável sobre o perigo. Infelizmente, ele se concretizou”, conta.
Na tarde de domingo, os animais teriam cercado Sandra da Costa Gonçalves. Segundo o relato do sobrinho da vítima, Fausto Jorge Assumpção Gonçalves, ela (que era moradora da Rua 8, no mesmo bairro) seguia para a casa de uma amiga na Rua Mercedes. Sandra foi atacada pelos animais sem que tivesse chance de reagir. Em seguida, os cães foram afugentados por vizinhos do imóvel.

“Minha tia foi para a UPA, onde foi atendida e medicada. Ela tomou vacina antirrábica e no mesmo dia teve alta”, informa Fausto que conta ainda que os familiares fizeram o registro da ocorrência no mesmo dia, na 105ª Delegacia de Polícia, no Retiro. “Fomos à delegacia para dar o andamento legal para o que aconteceu no domingo, responsabilizando as pessoas que devem ser responsabilizadas. A gente sabe que a proteção aos animais é importante, mas é fundamental também que se dê um local adequado para que esses animais não fiquem em uma situação vulnerável e nem coloquem em risco a integridade das pessoas. Felizmente, não aconteceu o pior”, afirma o sobrinho.
Moradores e o sobrinho da vítima chegaram a informar que a pessoa responsável pelos animais atua como protetora e que abriga os cães para que possam ser encaminhados para as feiras de adoção no município.
Em resposta à Tribuna, a Coordenadoria de Bem Estar Animal – Cobea informou que em levantamento realizado em seu banco de dados, até a manhã desta segunda-feira (03) não havia qualquer denúncia relacionada a tais animais ou a protetora citada.
A Cobea informou que uma equipe será enviada ao local para avaliar as condições do referido cão, assim como dos demais animais. Quanto a idosa atacada, a Prefeitura informou que ela foi socorrida pelo Samu, levada para a UPA Centro com múltiplas lesões, teve os ferimentos suturados, fez a homeostase, seguiu com vacina e soro antirrábicos assim como antitetânica e antibiótico injetável. Ela recebeu alta médica pouco antes das 20h de domingo.