Mudanças no 15º GBM e no Comando de Área dos Bombeiros na Região Serrana: Gil Kempers e Rafael Simão deixam os cargos
Mudanças à vista no Corpo de Bombeiros de Petrópolis: o tenente-coronel Gil Kempers anunciou nesta quinta-feira (01) que deixará o comando do 15º Grupamento Bombeiro Militar (15º GBM) para assumir a função de Subdiretor Geral de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Quem assume o posto é o tenente-coronel Luiz Diogo. Também haverá mudanças no Comando de Bombeiros de Área II (CBA II- Região Serrana): o coronel Rafael Simão deixará o cargo de comandante e será substituído pelo coronel Ramon Camilo, que já esteve à frente do 15º GBM.
O anúncio da mudança aconteceu após o governador em exercício Cláudio Castro nomear o novo secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, que substituiu o coronel Roberto Robadey Jr, na última terça-feira. Ainda não há data definida para a troca de comando, mas isso deve acontecer nas próximas semanas.
O tenente-coronel Gil Kempers está à frente do 15º GBM desde abril de 2019. O grupamento é responsável pelo quartel e os Destacamentos 1/15 e 2/15 de Três Rios e Itaipava. Nesta manhã o comandante publicou uma nota a imprensa em que agradeceu o apoio e destacou o trabalho feito durante estes um ano e cinco meses na cidade. Ele assumirá o cargo de subdiretor geral de ensino e instrução no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças do Corpo de Bombeiros Militar, em Guadalupe, no Rio de Janeiro.
Para o seu lugar no comando do 15º GBM foi escalado o tenente-coronel Luiz Diogo. O futuro comandante atua há 8 anos como subcomandante do 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, em Magé. Ele tem 43 anos, sendo quase 20 deles a serviço do CBMERJ.
Mudanças também no comando de área
O coronel Rafael Simão também deixará o CBA II. O coronel esteve por quase quatro anos no comando geral dos três quartéis – 6º GBM (Nova Friburgo), 15º GBM (Petrópolis) e 16º GBM (Teresópolis). Ainda não foi definido que cargo o coronel vai ocupar nos próximos meses. Quem assumirá o CBA II é o coronel Ramon Camilo que atualmente é o comandante do 2º GSFMA, em Magé. Coronel Camilo anteriormente foi comandante do 15ºGBM. Ele deixou o cargo em 2019, sendo substituído pelo tenente-coronel Kempers.
A troca também ainda não tem data definida. Com o período de pandemia, a cerimônia de mudança de comando será feita internamente.