• Mudanças climáticas obrigam borboletas a mudarem de habitat

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/10/2020 18:36

    A diversidade e resiliência das espécies de borboletas amantes do frio estão ameaçadas pelo aquecimento global, que destruirá populações geneticamente únicas, de acordo com estudo.

    Borboletas nativas da montanha, como o pequeno anel da montanha, o anel de olhos brilhantes e o cacho orvalhado terão de migrar para altitudes mais altas para evitar a extinção.

    As populações de anel de montanha no Lake District são as mais diversificadas na Europa depois das dos Alpes Ocidentais, mas podem ser eliminadas pelo aquecimento global que está 2–3°C acima dos níveis pré-industriais. A espécie já subiu 130 a 150 metros morro acima na Grã-Bretanha nas últimas cinco décadas devido à mudança climática e, eventualmente, “deixará a montanha” com o fim das temperaturas baixas, dizem os pesquisadores.

    De acordo com pesquisadores da Universidade de York, esta espécie terá de sair dos lagos e ir para altitudes mais altas mais ao norte na Escócia, Escandinávia e nos Alpes.

    Melissa Minter, da Universidade de York, que foi a autora principal do estudo, publicado na Ecology and Evolution, disse: “A diversidade genética é muito importante para a sobrevivência de uma espécie, principalmente diante das mudanças climáticas, porque quanto maior a variação dos genes, maior a probabilidade de que os indivíduos de uma população tenham a capacidade genética de se adaptarem às mudanças do meio Ambiente.

    “Nosso estudo mostra como os eventos climáticos do passado moldaram a diversidade genética única das populações do anel de montanha e o impacto que as mudanças climáticas atuais e futuras provavelmente terão.

    “Com a diversidade genética das borboletas adaptadas ao frio em risco, em nosso mundo cada vez mais aquecido, os conservacionistas podem ter que tomar medidas mais controversas – como a realocação de populações – garantindo sua sobrevivência a longo prazo no futuro”.

    Os pesquisadores estudaram o DNA de mais de 100 anéis de montanha capturadas nas cadeias de montanhas europeias, na Inglaterra e na Escócia desde 2016. Menos de 1% de qualquer população local foi levado para o estudo, com a permissão das autoridades de conservação.

    Ao rastrear a diversidade genética do anel de montanha ao longo de 21.000 anos, o estudo descobriu que as populações isoladas em refúgios na era do gelo em diferentes áreas de montanha tornaram-se cada vez mais diversificadas geneticamente.

    Os pesquisadores descobriram que os anéis de montanha na Escócia chegaram de uma fonte diferente aos anéis de montanha que colonizaram a Inglaterra, que agora são encontrados apenas acima de 500 metros no Lake District.

    Essas populações do Lake District, que chegaram durante o recuo das camadas de gelo, são particularmente diversificadas geneticamente. “Se perdêssemos as populações no Lake District, perderíamos uma grande proporção da diversidade genética em toda a Europa”, disse Minter.

    É muito improvável que os anéis de montanha do Lake District sejam capazes de se dispersar de forma natural sobre as terras baixas para encontrar um habitat mais adequado nos planaltos na Escócia, sendo assim as borboletas teriam que ser movidas por conservacionistas para salvar sua diversidade genética única.

    A translocação pode levar à mistura de anéis montanhosos de Lake District com anéis montanhosos escoceses, criando uma borboleta mais robusta e melhor adaptada a um clima mais quente.

    “No entanto, há riscos em misturar duas populações se forem bastante diferentes”, disse Minter. “Às vezes, quando você une diferentes indivíduos que são geneticamente diferentes, isso pode piorá-los e, então, destruir essa diversidade genética”.

    Embora algumas translocações possam ocorrer em cadeias de montanhas onde atualmente não há a espécie anéis de montanha, Minter sugeriu que esse processo envolvendo a mistura de populações pode exigir uma reprodução experimental em um laboratório para verificar se as borboletas foram fortalecidas e não enfraquecidas.

    Mike Morecroft, especialista em mudanças climáticas da Natural England, disse: “A mudança climática é um dos desafios mais sérios para a conservação da natureza atualmente e a precisão científica é essencial para desenvolver uma resposta eficaz.

    “As espécies que amam o frio nas terras altas, como o anel de montanha, estão entre as espécies mais vulneráveis ao aumento das temperaturas na Inglaterra. Este estudo fornece uma visão única sobre a importância da diversidade genética local, o que nos ajudará a avaliar as melhores opções para proteger essas espécies no futuro”.

    Fonte: ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

    Últimas