
**Matéria atualizada às 17h43 com os dados atualizados da PMP
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, realizou, nessa terça-feira (08), uma vistoria no Abrigo Municipal Gabriel Vila Real, localizado no Centro, e que está acolhendo desabrigados pela chuva dos últimos dias no município. Segundo a titular da Promotoria, Vanessa Katz, na ocasião foram verificadas as condições das instalações e da prestação da ação de acolhimento no local.
“Foram transmitidas diversas orientações à equipe do abrigo, com pedidos de adequações na alimentação, com a elaboração de um cardápio específico para as crianças; a destinação de uma equipe fixa de assistência social para a unidade; a necessidade de fornecimento de roupas íntimas para os desabrigados; e a adoção de um programa de suporte de saúde mental, que é fundamental para as pessoas vítimas de desastres socioambientais. Ainda solicitamos diversas informações sobre as rotinas e a evolução no atendimento às famílias. O acompanhamento do MPRJ será permanente, até a desmobilização do equipamento”, pontuou a promotora de Justiça.
Petrópolis registrou quase 200 ocorrências
Segundo a Prefeitura, em boletim emitido na noite dessa terça-feira (08), sete famílias estão sendo atendidas no Centro de Acolhimento Gabriel Vila Real da Rocha.
A cidade registrou 198 ocorrências entre sexta (04) e a noite de terça-feira (08). As equipes da Defesa Civil, até a noite de ontem, vistoriaram 160 delas. Não há registro de vítimas.
Três vias seguem interditadas: Rua Primeiro de Maio, Centro; Rua do Pontilhão, Lopes Trovão; Rua Rio Grande do Sul, Quitandinha.
As equipes da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) continuam atuando na limpeza e desobstrução das áreas atingidas, com a retirada de árvores e galhos, limpeza de ruas em conjunto com a Águas do Imperador e órgãos do Governo do Estado. Até o momento, 64 pontos já foram concluídos e 13 estão em execução.
O estágio operacional da cidade é de Observação. A Defesa Civil reforça a importância de que moradores em áreas de risco mantenham atenção redobrada:
- Não permaneça em locais interditados
- Não transite por áreas alagadas/inundadas
- Esteja atento a sinais de deslizamentos
Em caso de emergência, ligue para o número 199.
Confira também sobre Petrópolis e região: