• MPRJ se reúne com órgãos municipais e estaduais para discutir ações contra desastres na Região Serrana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/nov 10:43
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Divulgação

    O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, nesta sexta-feira (8), uma reunião com representantes de órgãos municipais da região Serrana e do Estado para discutir ações voltadas ao planejamento e à gestão de desastres socioambientais em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

    Realizada de forma híbrida (presencial em Petrópolis e remota), a reunião abordou temas como a elaboração de planos de contingência para o próximo verão, com medidas de monitoramento de chuvas, protocolos de alertas e rotas de fuga, além de ações preventivas, como dragagem de rios, controle de ocupação do solo e fortalecimento dos núcleos comunitários de defesa civil.

    Como resultado, houve consenso sobre a importância de aumentar a integração entre as Promotorias de Tutela Coletiva da região Serrana e aprimorar a rede de monitoramento hidrometeorológico. Foram também definidas ações para expandir a dragagem de rios e implementar três novos radares, que devem ser instalados em 2025 para fortalecer a prevenção de desastres.

    Participaram do encontro, pelo MPRJ, os titulares das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis e Nova Friburgo, a 1ª Promotoria de Tutela Coletiva de Teresópolis e a procuradora de Justiça Cláudia Condack. Representantes das defesas civis municipais, das secretarias locais de Meio Ambiente e integrantes das Secretarias Estaduais de Defesa Civil, Meio Ambiente e Sustentabilidade, além do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), também estiveram presentes.

    Últimas