• MPRJ realiza reunião para padronizar atendimento nas comunidades terapêuticas de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/06/2023 17:34
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis realizou nesta segunda-feira (26/06), Dia Internacional de Combate às Drogas, uma reunião com representantes dos Departamentos de Saúde Mental e de Atenção Básica da Prefeitura, e das três comunidades terapêuticas do município, para discutir o atendimento das pessoas acolhidas nos locais. A comunidade terapêutica realiza o acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de drogas, em regime residencial transitório. 

    Durante o encontro de alinhamento promovido pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), ficou definido que haverá padronização dos planos de atendimento individuais das pessoas acolhidas nas comunidades terapêuticas. Além disso, o fluxo de atendimento nos postos de saúde da família e o monitoramento realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial – álcool e outras drogas (Caps-ad) do município, também foram pactuados. 

    “Este é um trabalho que vem sendo desenvolvido há cerca de três anos pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, com o objetivo de adequar as comunidades do território aos padrões de atendimento exigidos pela legislação. É importante articular a rede de atendimento aos usuários de álcool e outras drogas. A reunião faz parte dessa estratégia de atuação”, destacou a promotora de Justiça Vanessa Katz. “Também estão previstas oficinas de trabalho para capacitar as Comunidades Terapêuticas”, finalizou a promotora.

    Últimas