• MPRJ realiza reunião com Defesa Civil de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo para debater medidas que minimizem impacto das chuvas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/12/2023 19:42
    Por Enzo Gabriel

    Na tarde desta sexta-feira (1º), uma reunião foi realizada na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, em Petrópolis, para o debate de medidas que minimizem o impacto das chuvas em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Os promotores de Justiça e secretários de Defesa Civil dos três municípios estiveram no encontro, além de representantes de outros órgãos, como Inea, Ministério das Cidades e Defesa Civil Estadual e Nacional.

    O Secretário de Defesa Civil de Petrópolis, Ten. Cel. Gil Kempers, contou sobre o trabalho realizado no município: “Após a tragédia de 2011, houve uma mudança comportamental dos poderes em Petrópolis, com as três esferas passando a ter suas atribuições definidas. No ano passado, após o desastre, houve ajuda do Governo Federal para a realização de obras, mas não conseguimos utilizar mais verbas para outra obra preventiva. Com a dificuldade de conseguir verbas, criamos um fundo próprio de Defesa Civil, que colabora com as nossas ações. O nosso plano de verão prevê a instalação de cancelas no Bingen como uma das novas medidas. Os Núcleos Comunitários de Defesa Civil constituem a nossa principal estratégia para o trabalho ser bem realizado. Os 36 núcleos atuam na prevenção e nos desastres, mas também acabam sendo importantes em outras áreas, como saúde e educação”.

    Ainda representando o Governo de Petrópolis, Marcus Curvello, secretário de Saúde, e Fernando Araújo, secretário de Assistência Social, falaram sobre a atuação integrada com a Defesa Civil, destacando a necessidade de padronização do sistema de Defesa Civil a partir do Governo Federal, evitando que cada município pense o trabalho de um jeito, e o plano de contingência da assistência social, com profissionais técnicos tendo estabelecido os padrões a serem seguidos a partir das próximas ações, algo que não existia anteriormente.

    Teresópolis

    Representando Teresópolis, o Cel. Albert de Andrade ressaltou que, na cidade, o maior desafio do trabalho passa pela conscientização da população em entender o protocolo e respeitar os alertas e alarmes. Segundo ele, mais de 80% da população do município ouve o alerta e não vai para pontos de apoio.

    Nova Friburgo

    O secretário de Defesa Civil de Nova Friburgo, Evi Gomes, afirmou que o desafio na cidade é grande, mas que, nos últimos anos, houve um avanço na pasta, passando de 27 para 37 servidores. No entanto, ainda é necessária uma melhor estrutura para a secretaria. Gomes apontou que a expectativa é pela realização de novas obras que resolvam problemas, como uma que foi realizada no principal rio do município e mitigou os riscos de inundação na área.

    Também participaram da reunião os Promotores de Tutela Coletiva Vanessa Katz, Zilda Januzzi, Denise Tarin, Rafael Luiz Lemos e Claudia Condack. Além deles, estiveram na reunião Philipe Campelo, presidente do Inea, de forma virtual, diretamente da COP 28, no Catar; Cel. Márcio Romano, subsecretário de Estado de Defesa Civil, Leandro Queiroz, representando a Defesa Civil Nacional e Fernando Nogueira, do Ministério das Cidades.

    Últimas