• MPRJ obtém condenação de dois milicianos presos na Operação Intocáveis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/10/2021 11:46
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), obteve, na madrugada desta sexta-feira (08), a condenação de outros dois milicianos presos durante a Operação Intocáveis, que desarticulou organização criminosa que controlava comunidades de Rio das Pedras, Muzema e adjacências. Ocupando cargo de destaque, Manoel de Brito Batista foi condenado a 17 anos de prisão e Fabio Campelo Lima, como integrante, teve pena fixada em 14 anos.

    Manoel e Fábio foram condenados pelo IV Tribunal do Júri por integrar uma das organizações criminosas mais poderosas, ainda em atividade, na capital do Rio e por corrupção ativa. Durante a audiência, ficou comprovado que os réus, além de praticarem atos típicos de milícias, também tinham grandes influências em órgãos públicos, principalmente os voltados à segurança pública.

    O GAECO/MPRJ também obteve, na semana passada, a condenação máxima de 30 anos do líder da milícia de Rio das Pedras, Maurício Silva da Costa, vulgo “Maurição” e de Fabiano Cordeiro Ferreira, o “Mágico”, braço armado da organização, a oito anos de prisão. As penas impostas pela Justiça serão cumpridas em regime fechado, não podendo recorrer em liberdade. Os demais réus presos na operação Intocáveis serão julgados nos próximos meses.

    Últimas