• MPRJ denuncia cinco policiais militares acusados de tentar matar policial civil em Vila Valqueire

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/12/2020 09:59

    O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), denunciou cinco policiais militares Sergio Berbereia Basile, Mauro Simôes de Castro, Joamilton Tomaz Ribeiro, Euclydes José do Prado Filho e Fagner Alves da Silva, além de Sergio Leonardo dos Santos por tentarem matar o policial civil Bruno Rodrigo da Silva Rodrigues no dia 14 de abril, em Vila Valqueire. Os acusados planejaram o crime em represália à atuação investigativa de policial civil envolvendo condutas de policiais militares na área da 39ª Delegacia de Polícia (Pavuna), em especial na Feira da Pavuna e sobre o comércio de cigarros. A denúncia oferecida à Justiça imputa crime de homicídio qualificado tentado, associação criminosa e adulteração  de identificação  de veículo.

    Na tarde do dia 14 de abril, em frente à residência da vítima, Sergio Basile e Mauro, também responsáveis pelo planejamento e operacionalização do crime, efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra policial Civil  Bruno, que sobreviveu ao ataque após conseguir se abrigar e reagir, segundo descreve o documento enviado à Justiça.

    De acordo com a denúncia, Joamilton concorreu para o crime na condição de motorista de um dos veículos utilizados no crime, no qual estavam os atiradores, fazendo vigilância do local e garantindo a fuga de todos. Da mesma forma, Sergio Leonardo e Euclydes monitoraram e vigiaram a vítima no dia da tentativa de homicídio, acompanhando-a, desde a saída do seu local de trabalho (39ª DP) até a sua residência. Já Fagner forneceu aos demais denunciados o outro veículo utilizado na emboscada, que tinha placa adulterada.

    Todos os denunciados foram incursos no artigo 121, §2º, I, IV e VII c/c art. 14, II, ambos do Código Penal (homicídio, qualificado  por motivo torpe, por meio de emboscada  e contra policial civil , que prevê pena de 12 a 30 anos de reclusão e, ainda,  por crime de associação armada – art. 288-A e crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor – art. 311 do CP.

    Membros do GAECO/MPRJ acompanharam a operação deflagrada  pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (17), a operação Todos Por Um. Foram cumpridos mandados de prisão preventiva contra os cinco policiais militares e Sergio Leonardo. A pedido do GAECO/MPRJ, a Justiça expediu os mandados de prisão e 40 de busca e apreensão, em endereços ligados aos seis denunciados e a outras nove pessoas, na capital, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São Gonçalo, Niterói, Cachoeiras de Macacu, Araruama, Maricá, Saquarema e Itaboraí. A decisão foi preferida pelo juízo do III Tribunal do Júri da Comarca da capital.

    Últimas