• MPF volta a cobrar construção de novo posto da PRF na BR-040, entre outras ações

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/06/2021 18:33
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    O Ministério Público Federal (MPF), em Petrópolis, em reunião com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na última semana, cobrou melhorias na emissão de Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) e celeridade nos trâmites para construção do novo posto da PRF na BR-040. Segundo o MPF, essas medidas devem ser priorizadas, tendo em vista que a BR-040 é rota de tráfico de drogas e armas, e outros crimes.

    Na reunião, a procuradora da República Monique Cheker destacou que a lavratura de TCO pela PRF é importante instrumento que confere celeridade e rapidez nos atendimentos e registros policiais, estando em consonância ao que dispõe o art. 69 da Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995. Destacou, ademais, que a PRF precisa estar em constante aprimoramento para a realização de oitivas dos envolvidos, respeitado o direito ao silêncio do imputado, e de eventuais testemunhas, com o fim de se evitar a instauração desnecessária de inquéritos policiais.

    O superintendente da PRF, Romulo Ferreira da Silva, afirmou que existe uma comissão específica para a lavratura de TCO, que já realizou alterações no formulário de TCO, e buscará diálogo permanente com os membros do MPF sobre outras melhorias.

    Sobre a construção do futuro posto da PRF na BR-040, o superintendente da PRF no RJ esclareceu ao MPF que já está em vias de contratação da empresa que realizará o respectivo projeto executivo e que, posteriormente, deverá tratar com o diretor-geral da PRF sobre a obtenção de recursos suficientes para a obra.

    A procuradora da República Monique Cheker reafirmou que mantém o inquérito civil instaurado visando a uma solução consensual, e que não desejaria ingressar com uma ação judicial, reafirmando a necessidade de uma solução prioritária por parte da PRF, tendo em vista a importância de se incrementar a segurança pública local, já que a BR-040 é rota de tráfico de drogas e armas, dentre outros crimes. Acrescentou, ainda, que, desde 2018, acompanha as etapas necessárias para a construção do posto da PRF na BR-040, em substituição ao que foi demolido no ano de 2015, já tendo expedido recomendação

    Últimas