• MP recomenda lockdown no estado do Rio para conter Covid-19

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/05/2020 11:47

    O Ministério Público (MP) do Rio de Janeiro fez recomendações ao governo do Estado para conter o aumento de casos de Covid-19 e aumentar os índices de isolamento social. Entre as solicitações está a implantação do lockdown, que é a restrição total de circulação, mantendo apenas os serviços essenciais. O governador Wilson Witzel tem até esta quinta-feira (7) para responder ao ofício.

    No documento, o MP pede que o governo do Estado elabore um estudo técnico sobre as informações estratégicas em saúde, vigilância sanitária, mobilidade urbana, segurança pública e assistência social para justificar a tomada de decisão sobre a adoção ou não do bloqueio total (lockdown) como medida extrema do distanciamento social e de nível mais alto de segurança contra a disseminação do novo coronavírus. O MP recomenda ainda que suspenda todas as atividades não essenciais que ainda estejam em funcionamento no Estado.

    Leia também: Morre em Petrópolis primeiro profissional da saúde por Covid-19

    Também foi solicitado do Estado a criação de um Conselho de Especialistas, para assessorar e deliberar, dentre outros temas, especificamente sobre encrudescimento e flexibilização de medidas de isolamento social (incluindo o lockdown) no combate à pandemia do novo coronavírus. Todas as normas adotadas pelo governo (especificando as normas de funcionamento das atividades autorizadas ou não a abrirem) devem ser publicadas no Diário Oficial.

    As medidas de restrições e isolamento social seguem no Estado até o dia 11, quando expira o prazo dos decretos estaduais publicados pelo governador. A quarentena começou em todo o Rio em março quando as primeiras medidas foram adotadas, desde então, as autoridades vem percebendo um relaxamento por parte da população em manter o isolamento. 

    De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, o Rio de Janeiro contabilizou até esta terça-feira (5), 12.391 casos confirmados de Covid-19 e 1.123 óbitos. Há ainda 361 mortes em investigação e 158 foram descartadas. Até o momento, entre os casos confirmados, 7.260 pacientes se recuperaram da doença.

    Leia também: Mais de 32 mil eleitores solicitaram ao TRE-RJ serviços por meio do Título Net

    Últimas