MP pede condenação de idoso que causou incêndio na Reserva Biológica de Araras
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) pediu a condenação do idoso, de 66 anos, que causou um incêndio na Reserva Biológica de Araras em julho de 2020. Para o MP há elementos suficientes para condenar o aposentado por crimes ambientais. Ele foi solto em janeiro deste ano por ser considerado de grupo e risco da covid-19 e cumpre prisão domiciliar. O pedido será julgado pela 1ª Vara Criminal de Petrópolis.
O incêndio aconteceu no dia 27 de julho, depois que o idoso colocou fogo no próprio carro para receber a indenização do seguro.
O veículo estava próximo a uma área de vegetação e logo as chamas se espalharam. Cerca de 673 hectares da reserva e do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) foram destruídos pelo fogo.
O combate ao incêndio durou três dias. Mais de 100 militares, guarda parques, brigadistas e agentes de órgãos como Ibama, Inea e ICMbio participaram dos trabalhos.
A Polícia Civil (PC) investigou o crime e o homem foi preso logo após o início do incêndio. Imagens de câmeras de segurança de um posto de gasolina ajudaram na investigação. As cenas mostram o idoso comprando os galões de combustível que foram usados para atear fogo no carro.