Movimento no comércio ficou abaixo do esperado no feriado do Colono Alemão
O movimento no comércio no feriado ficou abaixo do esperado pelos lojistas. Mesmo com o clima agradável, as ruas do Centro Histórico estavam razoavelmente vazias na tarde de ontem. Na Rua Teresa, a maior parte das lojas abriu as portas. Já nas Ruas do Imperador e na Dezesseis de Março apenas alguns estabelecimentos funcionaram no feriado que homenageou a chegada dos colonos alemães na cidade, em 29 de junho de 1845. Apesar do pouco movimento, os empresários estão otimistas para o fim de semana, que deve atrair mais turistas para o município por causa da Bauernfest.
A vendedora Cristina Araújo, trabalha em uma loja que fica no início da Rua Aureliano Coutinho. Ela contou que o movimento estava fraco ontem e que, geralmente, no fim dos mês, as vendas são poucas. Mas, apesar do feriado, não ter atendido a expectativa, ela contou que o fluxo de pessoas no último fim de semana foi intenso e que, desde que a temperatura caiu, as vendas aumentaram 40%.
Já Sheila Medeiros, também vendedora, disse que esperava um bom movimento ontem, por causa da festa. Mas, até o início da tarde, o fluxo de clientes, era pequeno. Para ela, faltou divulgar que as lojas estariam abertas. A vendedora afirmou ainda que embora as vendas no feriado não tenha atingido a expectativa dos comerciantes, a estimativa é de que o cenário melhore no fim de semana.
Há 31 anos, Telma dos Santos Coelho, tem uma loja voltada para o público infantil na Rua Teresa. Ontem, ela abriu com equipe reduzida, porque já esperava o pouco movimento. “Os lojistas apostaram e abriram no feriado, mas já imaginávamos que as vendas seriam baixas”, contou. Para a empresária, a crise que o país enfrenta está se arrastando por mais tempo que o comum. “Já passamos por muitos momentos difíceis, mas dessa vez está rendendo”, disse.
Já na 16 de Março, apenas alguns estabelecimentos abriram, como a loja Opção. A gerente Cristina Castro, afirmou que vale a pena abrir no feriado. Porém, lamentou a falta de incentivo para que o comércio, de uma maneira geral, estivesse funcionando. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), pelo menos, 300 lojas da Rua Teresa, abriram ontem. Também funcionaram alguns estabelecimentos no centro da cidade e no Polo de Moda do Bingen.