• Movimento do comércio para compras de Natal divide opiniões de lojistas

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  • 21/12/2018 14:50

    O movimento do comércio para as compras de Natal está tendo realidades diferentes na cidade. O impacto dos R$ 2,7 milhões investidos no Natal Imperial divide opiniões entre os lojistas. Enquanto na Rua Dezesseis de Março o resultado anima os empresários, que contabilizam aumento nas vendas em relação ao ano passado, na Rua do Imperador e Rua Teresa, os números ainda preocupam. O que todos concordam é que os turistas ainda consomem pouco no comércio local.

    Atraídos pela programação do Natal Imperial, os turistas também trouxeram expectativas positivas para os lojistas da Rua Dezesseis de Março. Os visitantes representaram de 15% a 30% das vendas esta semana. Para a gerente Maria Cristina Castro, as vendas estão muito positivas: “a percepção é que aumentaram com relação ao ano passado. Nossos clientes são na maioria petropolitanos, mas estamos recebendo turistas, principalmente nos horários noturnos, quando acontecem as programações”, contou. A gerente Carla Mattos, que também trabalha na Rua Dezesseis de Março, concorda. Segundo ela, os petropolitanos estão comprando bastante este ano. 

    O empresário Roberto Curi não atribui o resultado positivo aos turistas: “O turista tem vindo para passear, curtir a programação da cidade e muito pouco para comprar aqui no Centro. O que acontece são as compras nos polos de moda, mas que são comuns durante todo ano, e esses polos não possuem nenhum investimento no que se refere ao Natal Imperial. Nosso público cresceu sim, mas boa parte são os petropolitanos”, afirmou.

    A vendedora da Rua Teresa, Malu Silva, confirma a percepção do empresário. Segundo ela, o público do polo de modas continua sendo de sacoleiros. “O movimento não está melhor que o ano passado. Está bem fraco. Mesmo com todo esse movimento no Centro, não tem refletido aqui”, avaliou.

    Na Rua do Imperador, o movimento tem sido menor que o registrado na Rua Dezesseis de Março. A expectativa dos lojistas é de melhora nas vendas com a proximidade do Natal. “As vendas estão aumentando ao longo dos dias. No início do mês, foi mais cadenciado e agora deu uma boa melhorada. A programação tem atraído muitas pessoas e o resultado tem sido bom. Estamos com horário estendido para aproveitar ainda mais esse público”, diz o gerente, Marcelo Lobo.

    Lobo, no entanto, ressalta a grande presença de petropolitanos e chama a atenção para a pouca organização do trânsito da cidade. Para ele, uma grande festa precisa ter um grande planejamento. “Quem está lotando as ruas desta cidade são os moradores daqui, os de casa, que precisam de um bom transporte público para chegar e voltar para casa, além dos motoristas que precisam chegar de carro e não perder tempo no trânsito, e dos turistas, que precisam sair daqui com boas impressões”, comentou.

    Os congestionamentos foram motivos de muita reclamação no último fim de semana, quando a cidade parou. “Fica tudo parado e não tem pra onde correr, tem que enfrentar todo o congestionamento. Ou paramos longe do Centro e realizamos todo o percurso a pé, ou vamos perder nosso tempo dentro do carro em vez de conseguir aproveitar o evento”, reclamou o vendedor, Jorge Conceição. A Prefeitura informou que a CPTrans elaborou um esquema de trânsito que inclui fechamentos emergenciais de vias do Centro Histórico, de maneira intermitente. Todos os 11 agentes que a CPTrans dispõe para o trabalho estarão atuando no fim de semana, bem como a equipe de apoio no recebimento de ônibus e turistas.

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