• Mototáxi em Petrópolis avança na Câmara e deve ir à aprovação da prefeitura

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/09/2022 02:12

    A Câmara de Vereadores deu o primeiro passo para regulamentar o serviço de mototáxi na cidade. A matéria já foi aprovada em primeira discussão e volta a plenário para a discussão final. Agora, se vingar, haja fiscalização para que o serviço funcione com segurança nessas ruas íngremes e arriscadas principalmente em dias de chuva… Porém, é a tendência em grandes cidades. Em Petrópolis, o negócio deve explodir por causa da deficiência do sistema de ônibus.  E não há dúvidas que vai ser uma pressão e tanto das empresas de ônibus para que o serviço não vá para frente.

    É de lascar!

    Falando em transporte coletivo, é impressionante que o Supremo Tribunal Federal tenha acatado os argumentos da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e retifique a dupla função dos motoristas de ônibus.  É uma das aberrações profissionais mais latentes. Veja o que acontece com rodoviários, no Rio, dirigindo, dando troco e abrindo e fechando portas ao mesmo tempo. E em cidades como a nossa, descendo e subindo morro e executando as mesmas tarefas.

    Piso da enfermagem

    Você conferiu aqui nas páginas de Cidade da Tribuna que os funcionários da saúde reclamam de previsão de demissão após a aprovação do novo piso de enfermagem (que acabou sendo suspenso pelo Supremo Tribunal Federal). O universo desses profissionais é grande na cidade. São quase quatro mil cadastrados no Conselho Regional de Enfermagem entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nas redes pública e particular.

    Toda primeira quarta-feira do mês, o projeto Leia Mulheres debate e divulga um livro escrito por uma mulher. E essa semana o grupo vai debater “Copo vazio”, de Natalia Timerman. A discussão acontece de forma online e pode ser acompanhada por meio de inscrição nas redes sociais do projeto.

    Trote Solidário

    Estudantes da Estácio têm até o dia 30 para participar do Trote Solidário, desta vez em prol do Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa. Quem participar ganha um copo exclusivo de doador, além de estar fazendo um belo gesto de amor ao próximo. O Banco de Sangue fica na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, no Bingen e funciona de segunda a segunda, inclusive feriados, das 7h às 18h.

    Animais abandonados

    A olho nu parece que a população de animais de rua cresceu bastante na cidade mesmo com a castração de quase cinco mil animais só este ano. Em uma passada pelos bairros – tirando aqueles animais comunitários onde todo mundo é dono e na verdade ninguém é – a quantidade de cães largados à própria sorte é grande.

    Em cima da hora

    E a prefeitura emitiu um aviso que estaria fechando a Alfredo Pachá na sexta-feira, às 18h, por conta do Circuito de Automobilismo. Mas, avisou às 17h45… Aí, já tava todo mundo a caminho do engarrafamento…

    Chocolate já era

    O pessoal da Câmara de Vereadores está triste com a saída de Ronaldo Ramos que deixou o parlamento para ser Secretário de Obras. É porque acabou a distribuição de bombons, aquela delicadeza que era marca registrada de Ramos como vereador.

    Só pra saber

    Não custa nada perguntar: prefeitura e Enel já estão traçando um plano de poda preventiva das árvores para o verão, né?

    Um dos cantinhos mais bonitos da cidade e pouco aproveitado pelo morador: recuo na Praça da Liberdade onde se avista a Vila Itararé, casa centenária e cenário de algumas novelas globais.

    Bolsonaro no nome

    De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, 39 candidatos em todo o país usam o sobrenome Bolsonaro nas eleições deste ano, mesmo que não sejam da família. A explicação é o peso do nome para os eleitores.  Dos 39 que concorrem apenas Jair, Eduardo e Valéria (casada com um primo do presidente) são da família e tem o sobrenome no registro civil. Já Ana Cristina Valle, ex-esposa de Jair, e Leo Índio, primo dos filhos mais velhos do presidente, não tem o sobrenome, mas concorrem usando o Bolsonaro.

    Polo do Bingen

    Longe de a gente se meter na vida da prefeitura, mas tá passando da hora de dar uma mão para o polo de modas do Bingen. É um local onde tem estacionamento e fica bem na entrada da cidade. Aquele pórtico sempre foi feio demais e a área merecia equipamentos urbanos mais caprichados também, além de uma melhor infraestrutura.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas