• Motoristas de ônibus passarão por treinamento para melhorar convivência com ciclistas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/02/2022 12:29
    Por Vinícius Ferreira

    Cada vez mais presentes no trânsito, as bicicletas vêm se tornando alternativa para fugir dos congestionamentos e fazer de forma mais saudável o deslocamentos de casa para o trabalho, ou mesmo passeios. E o desafio de quem está sob duas rodas é a disputa de espaço no trânsito com os veículos maiores, a convivência pacífica e segura. Por este motivo, a Petro Ita e a Cascatinha, empresas de ônibus que operam na cidade sob concessão, decidiram qualificar seus motoristas para que tenham mais empatia com quem está na bicicleta.

    “Na fase teórica do curso, vamos trazer os motoristas para o auditório, para qualificar, informar sobre as leis de trânsito e sobre a importância, sobre o respeito, que tem que ter no trânsito com o ciclista. Especialmente, o respeito à vida. Na fase prática, vamos levá-los para uma via pública para simular as situações de riscos do dia a dia, colocando os motoristas sobre bicicletas, para que tenham uma visão mais empática, do ponto de vista de quem está do outro lado”, explica André Luiz Ferreira, instrutor de tráfego da empresa e do curso de capacitação para motoristas.

    A experiência acontece pela primeira vez em Petrópolis, mas já vem ganhando força em várias cidades do país, como em Fortaleza-CE, Goiânia-GO e Salvador-BA. Ainda de forma voluntária, mas já tramitou na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (4.658/2016) para alterar o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, tornando obrigatório que motoristas de todo o país façam curso de segurança e proteção ao trânsito de ciclistas.

    Para a presidente da Associação dos Ciclistas de Petrópolis – Acipe, Isabella Guedes, uma medida fundamental para que todos os atores do trânsito tenham mais consciência e respeito entre si. “A bicicleta é um veículo. Não motorizado, mas um veículo que está inclusive respaldado pela legislação de trânsito. E é fundamental que as pessoas passem a enxergar dessa forma, entender que é preciso respeitar normas já estabelecidas como a passagem prioritária, o distanciamento mínimo e a redução de velocidade  ao ultrapassar”, destaca a presidente da Acipe, que acredita que a iniciativa da empresa de ônibus de Petrópolis pode ajudar a mudar a cultura em relação aos ciclistas na cidade.

    “Aos poucos vem mudando. A pandemia ajudou a aumentar o número de ciclistas. Muitos como lazer e tantos outros como meio alternativo de transporte. É preciso que as pessoas entendam que a bicicleta é um aliado da mobilidade urbana, levando menos carros para as ruas, assim como do sistema de saúde pública, com o ganho da qualidade de vida de pessoas que praticam atividade física diariamente”, explica.

    Aulas começam nesta segunda-feira

    Na última semana, a Acipe acompanhou os preparativos para o novo curso. As aulas começam nesta segunda-feira (7). Serão dois períodos: de 7 a 10 e depois 14 a 16 de fevereiro para as aulas práticas, sempre entre 10h às 11h e 16h às 17h. “As aulas começam na garagem da empresa, com café da manhã, depois segue para a parte prática”, destaca o instrutor do curso.

    Últimas