• Motivos para ter esperança em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    A palavra esperança, que é carregada de significado, nos ajuda a olhar para o futuro, renovando as nossas forças. Nem sempre essa tarefa é fácil. Por outro lado, nutrir-se daquilo que nos faz bem torna o caminho menos árduo. 

    A cidade tem sua fé renovada, todos os dias, por mais de 100 templos religiosos 

    Todo mundo sabe que em terras petropolitanas, através da arquitetura e dos ornamentos dos monumentos históricos e religiosos, que ajudam a contar a história da cidade, é possível viajar pela cultura de diversos países. Os espaços religiosos, por exemplo, em sua maioria, dos séculos XVIII e XIX, guardam verdadeiros tesouros de outros tempos. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a cidade possui mais de 100 templos religiosos, que ajudam a renovar a fé dos petropolitanos diariamente. A Catedral São Pedro de Alcântara, o Trono de Fátima, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, a Capela Nossa Senhora do Sion, e tantos outros, são exemplos. Visitá-los é estar em contato com o sagrado, renovando a fé e a coragem frente aos desafios. 

    Foto: Marco Oddone – Catedral São Pedro de Alcântara, um dos monumentos religiosos mais visitados do Brasil

    Petrópolis é linda (e vai continuar sendo)

    Petrópolis está situada em meio a Mata Atlântica, com mais de 1.250 km² de áreas verdes. Não à toa, a cidade é repleta de belezas naturais. No entanto, mais do que sua riqueza natural, histórica e turística, o que faz dela realmente linda é a união do povo petropolitano.

    Fotos: Marco Oddone – à esquerda, cerejeiras em frente à Cervejaria Bohemia. À direita, a Rua do Imperador e o Obelisco.

    O povo petropolitano é unido

    No mês de fevereiro, depois da tragédia das chuvas, o povo petropolitano provou que a união faz a força. Você deve ter acompanhado a mobilização de diversos voluntários e projetos que arregaçaram as mangas e fizeram acontecer, levando um pouco mais de conforto, afeto e alegria às vítimas das chuvas. Algumas dessas pessoas, inclusive, seguem trabalhando para ajudar, de alguma forma, aqueles que ainda estão em abrigos.

    Foto 1: Henry Kappaun @fuipra_rua Mutirão de Limpeza na Rua Irmãos D’Ângelo 

    Foto 2: Henry Kappaun @fuipra_rua 
    Voluntários da SOS Serra

    Organizações comunitárias, como a SOS Serra, a ONG Sal para Terra, a Dog’s Heaven, além de projetos como Paz no Prato, Todos juntos, ninguém sozinho e tantos outros, são exemplos de como ações em prol do próximo trazem mais esperança à cidade!

     A fauna e flora da cidade são encantadoras

    Fotos: Marco Oddone

    As capivaras e os esquilos são tão petropolitanos, por assim dizer, que basta caminhar pela Barão do Rio Branco ou pelo Museu, por exemplo, para encontrá-los. Poder ver esses bichinhos e registrar suas poses é simplesmente encantador! 

    Foto: Marco Oddone – Hortênsias, um dos símbolos da cidade, no Parque Natural de Petrópolis

    A hortênsia é símbolo de devoção, coragem, determinação, pureza de sentimento e elevação espiritual. Admirá-la por alguns minutos no Parque Natural de Petrópolis ou na Koeler é encontrar mais esperança em seu significado.

    Como você tem cultivado a sua esperança em Petrópolis? Poste sua foto e marque a hashtag #tonatbn. Vamos, juntos, descobrir mais motivos para ter esperança na nossa cidade!

    Últimas