Mostra sobre a colonização germânica em Petrópolis será aberta no dia 22
Os moradores da cidade e aqueles que costumam subir a serra para aproveitar o inverno na Cidade Imperial contarão este ano com uma inédita atração cultural: a mostra “Coragem e Fé, a Colonização Germânica de Petrópolis”.
A exposição, que acontece na Casa Koeler 187, no Centro Histórico, entre os dias 22 de junho e 1º de julho, vai apresentar importantes aspectos do processo de formação da cidade por meio de artes plásticas, fotografias e referências históricas.
Com recursos lúdicos e envolventes, a proposta é conduzir os visitantes pelo imaginário dos colonos germânicos que começaram a chegar na região a partir de meados do século XIX. Hábitos e costumes serão retratados de forma artística, por meio de esculturas confeccionadas principalmente em papel e modeladas em diferentes dimensões – miniaturas, natural e grandes proporções.
A mostra foi concebida por um grupo de profissionais de arte petropolitanos, integrantes de uma mesma família, com o objetivo de contribuir para a preservação da memória histórica e cultural do município.
Situada no Centro Histórico da cidade em uma das mais emblemáticas avenidas da cidade e uma das mais charmosas e imponentes de todo o Brasil, o casarão da Avenida Koeler 187, construído no século XIX e tombado pelo IPHAN, terá seus espaços internos transformados em uma galeria de arte.
A mostra “Coragem e Fé” vai ao encontro do maior objetivo da Casa, que é proporcionar uma agenda de atividades que possam aliar arte, cultura, lazer e gastronomia.
Durante a Bauernfest, a Casa Koeler 187 além de abrigar a exposição estará aberta para receber o público nos seus jardins com música ambiente, bar, café bistrô e gastronomia com produtos diferenciados da culinária alemã.
O valor da visitação da exposição “Coragem e Fé, a Colonização Germânica de Petrópolis” é de R$ 10 por pessoa. A Casa Koeler fica na Avenida Koeller, nº 187, no Centro.