• Mostra de cinema de SP chega forte mesmo Sem Lei Rouanet ou ProAC

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  • 09/10/2022 08:00
    Por Ubiratan Brasil, Luiz Carlos Merten e Mariane Morisawa / Estadão

    Sem os instrumentos da Lei Rouanet e do ProAC, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo chega à 46.ª edição em 2022 sem patrocinadores que foram decisivos nos últimos anos. Renata Almeida chegou a abrir subscrição em busca de patronos, e eles compareceram. Muitas despesas foram cortadas para adequar o orçamento, mas essa é uma conversa de bastidores que talvez não interesse a todo mundo.

    Para o cinéfilo, o que importa é que teremos Mostra, e ela se antecipa tão compacta quanto forte. Salvo algum acréscimo de última hora, na coletiva realizada neste sábado, 8, Renata liberou os títulos. Serão 223 filmes, dos quais 73 brasileiros. Os restantes 130 serão estrangeiros. A Mostra deve ocorrer de 20 de outubro a 2 de novembro e o cartaz da vez é do artista Eduardo Kobra.

    “Tivemos de abrir mão de sessões que já faziam parte do calendário da Mostra, como aquela do Ibirapuera, com acompanhamento de música ao vivo para um clássico. Nossa abertura e o encerramento serão na Cinemateca, com sessões ao ar livre que poderão ser transferidas para as salas internas, dependendo das condições climáticas”, diz Renata.

    Com exceção de alguns programas nas plataformas da Spcine e do Sesc Digital, a Mostra volta ser predominantemente presencial. “No pós-pandemia – e nem se pode dizer que ela esteja totalmente erradicada -, ainda estamos vivendo um impasse. O público massivo migrou para outras telas e plataformas. Nossa expectativa é trazermos o público de volta aos 10 cinemas que vão exibir a programação.”

    O Triângulo da Tristeza, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, abre a Mostra na quarta-feira, dia 19, na Cinemateca Brasileira, para convidados. Outras sessões do filme serão programadas no evento. E o cinéfilo já pode ir sonhando com a série do italiano Marco Bellocchio, que prossegue com a revisão da história de seu país em Esterno Notte.

    Para quem viu Buongiorno Notte, de 2003, o novo Bellocchio talvez tenha algo de repetição, pois ele volta ao tema do sequestro do ex-primeiro-ministro Aldo Moro. Que ninguém se iluda com essa hipotética repetição. Bellocchio arma agora um circuito muitíssimo maior, revisando o sequestro de múltiplos ângulos – Moro, sua família, o Conselho de Ministros, os brigadistas vermelhos, a polícia, o papa. Com a liberdade que a ficção permite, ele começa e termina o filme com monólogos do próprio Moro.

    Jonas Cakoff participou ativamente da seleção com Renata Almeida – sua mãe – e talvez seja dele a escolha de um dos filmes mais secretos vistos em Cannes este ano. De Albert Serra, crítica e público podem sempre esperar algo raro, inusitado. Ele poderá confundir, surpreender, maravilhar, mas nunca desapontar, com Tourment Sur les Isles, seu relato, nada convencional, que coloca Benoit Magimel – o ‘touro’ de Amantes, de Nadine Garcia – na pele do alto comissário, seja lá o que isso signifique, num Taiti que evoca relatos fantasmagóricos de Joseph Conrad e Somerset Maugham. Em Cannes, na saída do filme de Serra, os olhos de Jonas brilhavam de encantamento. É o que Oswald de Andrade chamaria de biscoito fino, para o deleite de poucos. A Mostra traz a São Paulo uma das pérolas de Cannes Classics – ‘a’ pérola no festival deste ano. La Mamain et la Putain continua novo e radical. O longa de Jean Eustache recebeu o grande prêmio especial do júri presidido pela atriz Ingrid Bergman. Tem gente que até hoje não se conforma por ele não ter recebido a Palma de Ouro.

    Nacionais

    Em matéria de escândalo, o Brasil não fica atrás, com A Rainha Diaba, de Antônio Carlos Fontoura. O filme de 1971, com Milton Gonçalves como a travesti preta que domina o submundo, estabeleceu vários paradigmas na produção da época. O menor deles não terá sido escancarar na tela uma cena de tortura que metaforizava o que então ocorria nos porões da ditadura.

    A Mostra também homenageia Ana Carolina, outorgando-lhe o Prêmio Humanidades de 2022. Num Brasil em que a cultura foi demonizada e vilipendiada, o prêmio para Ana não reconhece apenas a força das mulheres na cinematografia: ele reverencia a analista que se dedicou a psicanalisar o País desde seu admirável Trabalhadores do Brasil, sobre Getúlio Vargas.

    Destaques da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

    Triângulo da Tristeza

    O filme que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano

    Bardo

    Filme da Netflix, dirigido pelo mexicano Alejandro González Iñárritu

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    Sem Ursos

    Ganhador do Prêmio Especial do Júri de Veneza deste ano, o iraniano Jafar Panahi não pôde recebe por estar preso em seu país

    Alcarrás

    O segundo longa de Carla Simón levou o Urso de Ouro, em Berlim

    Com Amor e Fúria

    Mais recente de Claire Denis, também premiado em Berlim

    Regra 34

    Filme que deu a Julia Murat o Leopardo de Ouro, no Festival de Locarno

    Serviço – Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2022

    Circuito Pago

    CINEMATECA BRASILEIRA Sala Grande Otelo, Sala Oscarito e Área Externa

    CINE MARQUISE Sala Globoplay 1 e Sala Globoplay 2

    RESERVA CULTURAL Sala 1

    CINESESC

    INSTITUTO MOREIRA SALLES

    CINECLUBE CORTINA

    CINE SATYROS BIJOU

    MIS – MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

    ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – AUGUSTA 1

    ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – FREI CANECA Sala 1 e Sala 2

    BIBLIOTECA ROBERTO SANTOS

    CCSP – Centro Cultural São Paulo | Sala Lima Barreto

    CCSP – Centro Cultural São Paulo | Sala Paulo Emílio

    Circuito Gratuito

    Vão Livre Do Masp

    CEU Perus

    CEU Meninos

    CEU Vila Atlântica

    CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL TIRADENTES

    PERMANENTES E PACOTES DE INGRESSOS

    :: A partir do dia 15 de outubro, sábado, inicia a venda das permanentes e pacotes pelo app do evento (disponível para download a partir do dia 14, sexta-feira) e pelo site da Velox ::

    :: a troca de ingresso ocorre pelo app, 4 dias antes de cada sessão, com acesso prioritário entre 09h e 10h::

    *Permanente Integral (todos os dias e qualquer horário): R$ 600,00

    *Permanente Especial (para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h, inclusive – não contempla finais de semana nem sessões noturnas): R$ 150,00

    *Permanente Integral Folha (15% de desconto para o titular da assinatura para todos os dias e qualquer horário): R$ 510,00

    *Permanente Especial Folha (15% de desconto para o titular da assinatura para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas): R$ 127,50

    *Pacote de 40 ingressos: R$ 410,00

    *Pacote de 20 ingressos: R$ 250,00

    INGRESSOS AVULSOS

    :: Disponível para compra 4 dias antes de cada sessão pelo app do evento e pelo site da Velox. No dia da sessão, uma pequena cota estará disponível para compra diretamente na bilheteria do cinema ::

    *Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 24,00 (inteira) | R$ 12,00 (meia).

    *Sextas, sábados e domingos: R$ 30,00 (inteira) | R$ 15,00 (meia).

    INGRESSOS | CIRCUITO COM PREÇOS POPULARES:

    Circuito Spcine: CCSP – Centro Cultural São Paulo (salas Paulo Emílio e Lima Barreto) e Biblioteca Roberto Santos: R$ 4,00 e R$ 2,00

    Museu da Imigração do Estado de São Paulo: R$ 10,00

    Mostra On-line

    Gratuito

    Sesc Digital e Spcine Play

    CANAIS DE INFORMAÇÕES

    info@mostra.org

    Instagram: @mostrasp

    Facebook: @mostrasp

    As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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